Havaianas: Qual Modelo e Onde Usar?

Se tem um ramo que faz sucesso é o ramo dos calçados. Não há uma pessoa que fique bem com um calçado que não seja confortável, ou que seja pequeno, que cause calos ou coisas do tipo. Para conquistar o público (não só no ramo do calçado, mas em todos os ramos), tem que oferecer o melhor para seu cliente, e assim foi com a marca Havaianas.

Surgimento das Havaianas

Surgidas em 1958, as havaianas foram inspiradas em chinelas japonesas que são feitas de palha de arroz, muito usadas juntamente com os kimonos. No começo, as havaianas eram chinelas simples, brancas com uma tira azul. Existia apenas nesse modelo, e era classificada como artigo de classe D, quiçá classe E. Sem estética alguma, era cobiçada por ser muito barata.

Por serem muito baratas (o preço muito baixo foi decorrente de um design não muito grande e de seu modelo simples) as havaianas acabaram sendo consumidas durante 30 anos por pessoas pobres. Àquela época a sandália era conhecida como sandália de pobre.

As havaianas cresceram de uma forma que atualmente são o maior exemplo do lançamento de tendências estilo buble-up (o tipo de tendência que surge “na favela” e sobe até os mais estilosos). Com apenas um ano no mercado, as havaianas (aquelas brancas com tiras azuis) eram produzidas em mais de 13 mil pares ao dia.

Subindo de Público-Alvo

Para deixar de serem conhecidas como chinelo de pobre, as havaianas investiram um pouco pesado. Após 30 anos investindo no mesmo design, em 1991, a empresa lançou a linha Havaianas Sky, coleção que consistia em chinelas em cores mais vivas e alegres, além de um leve salto alto remetendo à ideia que essa sandália pertencia a um público de classe mais alta.

Essa coleção tinha como intuito direto alcançar um público com poder aquisitivo melhor. Por seu design inovador (para a marca) e com um preço de custo maior, a chinela começou a custar mais também, elevando assim a condição financeira de seu cliente.

Para a coleção ganhar status, a empresa investiu pesado na divulgação e propaganda do produto. Foram contratados modelos famosos para atuar nas propagandas que foram veiculadas em grandes mídias.

Após o Sucesso, o Investimento

Após o grande sucesso conquistado pelas havaianas Sky, a empresa Havaianas começou a investir em um novo design. Começou a surgir diversidade de cores em relação ao primeiro modelo. Ao invés de haver no mercado apenas a sandália de tira azul, havia já a tira rosa, amarela, preta…

Em seguida as havaianas começaram a investir nas sandálias lisas, de uma única cor, com salto e temáticas. Com o sucesso conquistado pelas populares havaianas (o primeiro modelo) e a ascensão conquistada pelas havaianas Sky, a havaianas começou a ganhar credibilidade com o público, sendo contratada para fazer coleções temáticas e sendo sempre um sucesso.

Logo em seguida do surgimento do segundo modelo (as Havaianas Sky), as havaianas foram contratadas para fazer as Havaianas Olimpic, comercializada durante as Olimpíadas de Atlanta, realizada em 1996.

Mesmo passando muito tempo estagnada, as havaianas almejaram e conseguiram subir o público alvo. Para tal fato investiram em inovação de design. O sucesso veio realmente por conta da popularização ganha quando era apenas um simples chinelo de dedo e, quando melhoraram o design, conseguiram manter o sucesso graças ao conforto que dão aos seus usuários.

Como e Quando Usar Chinelas Havaianas?

Todos nós sabemos o quão prático e confortável é uma havaianas, correto? O problema é que muitas pessoas, às vezes, abusam desse conceito de conforto da chinela havaiana. Nem sempre uma havaiana enriquece um look e é interessante você saber como usar corretamente uma chinela havaiana.

  • Dentro de casa

O primeiro modo de usar (e o que mais ocorre) é de as havaianas serem a chinela para se ficar em casa. Tem pessoas que não gostam de andar descalças em casa e, para não gastar seus sapatos caríssimos e super em tendência para andar dentro de casa, compram um chinelo simples e barato. Para esse uso são mais comuns os modelos mais simples, como o primeiro modelo do chinelo (com a tira azul, ou de outra cor) e as lisas.

  • Para ir à praia e clubes

Quem não curte uma praia num domingo de sol com uma boa cerveja e uma boa companhia ao lado? Nessas horas queremos mais é liberdade, conforto no que vestir e facilidade em tudo, não é mesmo?

E não é diferente na hora de se calçar para o lazer. Como ficamos calçando e tirando a sandália, sandália prendendo o calcanhar acaba incomodando um pouco, até mesmo a areia em contato com essas tiras no calcanhar podem machucar nosso pé. Para a praia é ideal um chinelo de dedo. As chinelas que costumamos usar em casa podem servir e bem para essa hora.

Contudo, para a hora do lazer a mulherada, principalmente, prefere colocar um pouco mais de cor. Um chinelo mais colorido e com estampas entra muito bem nessa hora. As havaianas estampadas custam um pouco mais caro que as mais simples, porém vale à pena o valor.

Imagem de Amostra do You Tube
  • Piquenique no parque

Algumas pessoas preferem um programa mais light, mais campo e mais natureza. Para esse programa, a melhor sugestão é de usar as havaianas com a tira de trás.

Ela prende o calcanhar caso você queira correr com a criançada e é mais “sociável” que os outros modelos já citados. Assim como o estampado, esse modelo também é mais caro, porém ao invés de parecer um chinelo simples, ela se parece mais com uma sandália rasteirinha (por isso sua preferência para esse programa).

Diversos Modelos

As havaianas passaram um pouco mais de 30 anos investindo em apenas um modelo. Quando esse modelo parou de ser confeccionado, a população se manifestou sugerindo o retorno desse modelo tradicional.

Mesmo com essa leve preferência ao tradicionalismo, a marca investe em novos modelos e não há um novo design lançado pelas havaianas que não faça sucesso. Até mesmo o modelo Wave, que se adapta ao pé do usuário (modelo criado em resposta às Anatômicas da marca Ipanema), fez muito sucesso.

A marca investe também em grupos fechados, como meninos (estampas de esportes radicais e jogos e eletrônicos) e meninas (que vem com cheiro e à base de muito cor-de-rosa). Com tantos modelos e com tantos públicos (atualmente), não há como negar que as havaianas são um sucesso. O segredo para saber onde e qual modelo usar é você se sentir bem com o modelo, além de estar confortável e bonita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>