Dicas Para Comprar Sapatos

Você pode pensar “mas não preciso de dicas para comprar sapatos, olho, me apaixono e compro”. E a verdade é que essa forma de pensar e de consumir calçados está completamente errada. Comprar sapatos não é somente uma questão de apreciar a beleza do acessório. Quando você comprar um par de calçados deve levar em consideração alguns detalhes que influenciam diretamente na sua saúde.

Para começar, os médicos dizem que os sapatos devem ser comprados levando em consideração qual é o seu tipo de dor.

É comum ouvir homens e mulheres reclamando de sapatos ou de determinadas marcas, quando na verdade o problema pode estar justamente no fato da compra sem a devida observação a detalhes tão importantes.

Um calçado que não é para o seu tipo de pé poderá provocar não só desconforto, como dores e indo mais além, problemas na coluna.

Uma dica simples para compra de sapatos que costumam dar os ortopedistas, por exemplo, é ir até a loja somente no fim do dia. A razão é simples. Neste momento do dia os pés tendem a estar inchados. Sendo assim, você não corre o risco de comprar um sapato com o pé normal e depois sofrer quando ele inchar um pouco.

Fique Atento aos Pequenos Detalhes na Hora da Compra

Outras atenções podem ajudar na compra de sapatos, como por exemplo, observar a sola do calçado antes de comprá-lo. E respeitar as “deformidades” do pé e não forçar um par de sapatos que machuque esses pontos.

Você sabia, por exemplo, que os nossos pés tentam se adaptar ao sapato novo? Se não conseguem porque a forma não é adequada a eles surgem os calos, os incômodos e a dor.

Segundo os ortopedistas, as mulheres são as que mais sofrem com sapatos inadequados. É simples entender porque, elas consideram mais a beleza do que qualquer outro detalhe na hora de fazer a compra. Um grande vilão, por exemplo, são os modelos de bico fino e claro, os saltos altíssimos.

Os médicos alertam, quando se usa salto todo o peso do corpo fica sobre a parte da frente do pé e isso pode ocasionar uma série de problemas.

Conhecendo Melhor os Próprios Pés

Se conhecer o formato é um dos principais pontos para comprar sapatos, isso significa que conhecer os pés é fundamental.

Se pensarmos que todo o peso do nosso corpo está sendo sustentado pelos nossos pés, não vamos ter dúvidas em concordar que se trata de uma das nossas estruturas com mais força. Podemos andar, correr e até pular. Lembrando que atividades físicas devem ser feitas com tênis adequados. Não é qualquer tênis que garante conforto e evita acidentes para a pratica de exercícios.

Um bom tênis serve para amortecer a violência da pressão dos pés no chão, que refletem diretamente também nos joelhos.

Um pé saudável não possui pisada errada, nem deformidades e o caminhar não provoca desconforto. Existem dois tipos de pés com deformidades, que são: pé cavado e pé plano.

Outro problema comum que afeta os pés e é determinante na hora de comprar sapatos é o joanete. O número de casos é maior entre as mulheres, a proporção de 1 homem para cada 16 mulheres. E a resposta para o tamanho da diferença está no uso de sapatos de bico fino por parte do sexo feminino.

O joanete é aquele osso na lateral que fica bem evidente, saliente e onde os pés passam a receber a carga quando se caminha. O problema pode ser resolvido com uma cirurgia e os principais vilões que provocam o joanete é o sapato de bico fino, como falamos anteriormente, e o salto alto.

Veja Dicas Para Comprar os Sapatos Certos Para os Seus Pés!

O primeiro passo é conhecer bem os próprios pés e não tentar em hipótese nenhuma entrar em um par de calçados que não seja apropriado para a forma e o seu número. O segundo caso é bem comum entre as mulheres. Mesmo quando o número não é justo, se ela ama, ela compra os sapatos. E depois na hora de usá-lo é só sofrimento.

Além disso, os sapatos devem ser usados na ocasião certa. O bom tênis para praticar esportes, o sapato bem confortável para viagens ou para ficar muito tempo em pé.

No caso do tênis, por exemplo, ele deverá ser comprado para atender as exigências do esporte que você escolheu praticar. A corrida exigem um par de tênis que possua amortecimento.

Os homens quando vão comprar uma chuteira devem pensar em que tipo de grama ela será usada, se alta ou curta, no caso das altas, as travas devem ser maiores do que no caso das baixas.

Leve Sempre com Você, na Memória, as Dicas Para Comprar Sapatos

  • O melhor momento para se comprar sapatos é no fim do dia. Depois de uma longa jornada de trabalho, os pés que ficaram “guardados” dentro do calçado o dia todo, tende a estar inchado. E como isso irá acontecer várias vezes é bom que os sapatos que serão comprados estejam adequados ao inchaço.
  • Experimente os calçados antes de comprar. Mas, não dando aquela olhada superficial no espelho. Coloque nos pés e ande de um lado para o outro, tempo suficiente que normalmente você sente se um sapato machuca ou não.
  • As mulheres amam salto, mas devem usá-los com moderação. Eles não fazem bem nem para os pés, nem para postura, coluna e nem mesmo para a circulação.
  • Cuidado também com as famosas rasteirinhas, a falta total do salto também pode ser prejudicial aos pés e a coluna.
  • Observe o material dos sapatos antes de comprá-los, principalmente, sola e acabamentos. Os acabamentos, como as costuras, podem ser aquele que lhe fará mal, pode provocar calos, por exemplo. A sola pode ser determinante para as pessoas que possuem problemas de postura ou deformidades nos pés.
  • Coloque os sapatos e perceba se eles estão lhe forçando a pisar torto ou se você já pisa torto, se está ficando pior com aquele modelo de calçado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sapatos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *