Como Usar Botas de Montaria

O guarda-roupa feminino é quase uma caixinha de surpresas. Com várias peças em vários tamanhos e estilos, a moda feminina é bem abrangente. Existe moda casual, moda praia, moda fitness, além da moda nos acessórios. Um desses acessórios que mexe com a cabeça (e com o bolso) das mulheres é o calçado. Vamos entender um pouco essa história.

Surgimento do Calçado

O calçado surgiu há muito tempo atrás, sem uma data precisa. Sua função naquela época era a de proteger os pés, sendo distinta pelas classes sociais. O calçado protegia os pés dos menos favorecidos de rachaduras, calos, arranhões e coisas do tipo enquanto eles trabalhavam nas lavouras e se locomoviam de suas casas. Já para os ricos o calçado tinha a função de proteger a roupa dos mesmos da sujeira do chão, além de elevar os ricos para mostrar à sociedade que estes eram superiores.

Surgimento do Calçado

Surgimento do Calçado

As Funções de um Calçado

Atualmente o calçado exerce quase que as mesmas funções de quando surgiu. Protege os pés de toda a exposição externa, seja essa exposição o sol, pedras ou algo do tipo. Atualmente o calçado ganhou mais algumas funções, como a estética: de ser belo e embelezar, consequentemente, o pé de quem o usa. Também ganhou a função de status, dando credibilidade social a quem usa um determinado sapato ou não, sendo avaliado a marca, o preço e até mesmo o design do calçado.

Variedade de Calçados

No começo do surgimento do calçado não havia muita variedade. O calçado dos mais favorecidos era semelhante ao nosso atual tamanco, quanto o dos menos favorecidos era semelhante à nossa atual sapatilha. A variedade de sapatos ocorria, àquele tempo, de época em época. Mudava-se o bico, o corte, o salto, coisas do tipo. Atualmente existe uma infinidade de calçados. Rasteirinha, chinelo, sandália, tênis, sapato, sapatilha… Ao entrar em uma loja de calçados, se você não tem decidido o que realmente quer, pode se perder em meio a infinidade de escolhas, e uma dessas opções que você irá encontrar em lojas de calçados é a bota.

As Funções de um Calçado e Variedade de Calçados

As Funções de um Calçado e Variedade de Calçados

O Uso da Bota

A bota é um calçado fechado, que tem o intuito de proteger a canela, portanto tem o cano maior que os sapatos comuns. A variedade na bota fica pelo bico do calçado, pelo salto e pelo tamanho do cano, que pode ser curtinho como pode atingir a altura da coxa.

Bota de Montaria

No meio da variedade das botas existe a bota de montaria que, como o nome já diz, é usada nas montarias e vaquejadas. Essa bota tem o cano mais alongado (a altura dela é um pouco abaixo do joelho), e geralmente é sem salto. Você já pode encontrar botas de montaria com salto, mas nada muito exagerado. Mesmo sendo muito vista em vaquejadas, montarias e em práticas desse gênero, ainda encontramos pessoas usando a bota de montaria de forma errada. Vamos conferir algumas dicas para escolher corretamente o calçado e não errar na hora do uso.

Bota de Montaria

Bota de Montaria

Dicas Para Escolher a Bota

Existem botas de montaria em diversos tamanhos, mas a mais vista nas montarias é a com a altura um pouco abaixo do joelho. Como em tudo que for comprar, preze a qualidade. Se a bota for de qualidade, ela pode durar vários invernos (estação ideal para usá-las), evitando gastos maiores. Como você vai escolher uma bota para durar algumas estações, escolha algo bem universal, que combine com vários looks. Ao contrário das roupas, na bota a cor universal é o marrom. Se houver alguma combinação de marrom com preto, você pode escolher que não estará errado. Agora que você já sabe como escolher corretamente, vamos ver algumas dicas de como usar a bota de montaria corretamente.

Dicas Para não Errar no Uso

  • 1. Sempre use a bota com o cano para fora da calça. Com essa regra, lembre-se de usar a bota com calças justas como skinny ou legging. Caso esteja no inverno, você pode usar também com uma meia-calça de fio grosso. Também entram nessa lista as calças de montaria. O importante é que a calça seja bem justa na canela.
  • 2. Se você não for muito adepta de calças, pode usar com vestidos na altura do joelho, sejam estes fluidos ou mais justos. O importante é deixar de lado (neste momento) os vestidos longos (eles deixam a bota com um visual grosseiro). A bota combinada com o vestido deixa a produção romântica. Se quiser inovar, pode usar o vestido com a meia-calça (dica dada logo acima).
  • 3. Assim como podem ser usadas com vestido, também podem ser usadas com saias. Se você é magrinha, pode usar a bota à vontade com uma minissaia. Caso tenha um corpo mais cheinho, até mesmo apenas o quadril mais largo, dê preferência às sais maiores (no meio da coxa ou um pouco acima do joelho). Podem ser usadas com ou sem a meia-calça, fica à sua escolha.
  • 4. As botas também podem ser usadas com shorts, mas atenção: as botas deixam a produção muito pesada, então para “feminilizar” o look, dê preferência a shorts de alfaiataria. Prefira também a bota com o cano mais mole do que o usual. Se você não gostar muito da bota de cano longo com o short, pode apostar no ankle boot ou sneaker (aquelas botinhas com o cano na altura do tornozelo). Pode ser combinado com meia-calça, apesar de não ser muito recomendado. Se for usar com short jeans, procure usar o short com a barra dobrada. Isso deixa o look mais informal.
  • 5. Quando for escolher a meia-calça para usar com vestidos, saias e shorts, lembre-se de escolher a meia da cor da peça de baixo. Isso ajuda a alongar a silhueta.

A bota é um calçado que pode ser usado em vários locais. Você pode ir com ela para o trabalho, para um passeio, um encontro romântico, até mesmo para uma reunião. A questão é você usar a bota corretamente, de acordo com o seu estilo e com as tendências do mercado. Lembre-se sempre de experimentar o calçado antes de adquiri-lo e procure sempre combiná-lo com algo que você já tenha em casa. A bota dá ao mesmo tempo um ar mais sério, porém informal. Independente de saltos, são confortáveis e prontas para o nosso dia-a-dia. Agora que você já viu todas essas dicas, é só usá-las e arrasar com a sua bota.

Posts Relacionados

Saiba mais sobre o certo e o errado das botas e não erre mais na hora de montar looks. Veja também modelos de vestidos para usar com bota e use e abuse dessa combinação tão bonita e feminina. Confira dicas para usar botas de todos os modelos e crie combinações incríveis.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sapatos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *