Significado dos Símbolos das Etiquetas das Roupas

Vocês já repararam que em toda peça de roupa tem uma etiqueta, claro? Além da marca e de detalhes de onde foi feita a roupa, tecido, etc, está escrito também as instruções de como lavar, secar e conservar melhor. Muita gente ignora aqueles símbolos, simplesmente por não saber o que significa ou porque não dão a devida importância. Mas, acredite, seguir as instruções de fábrica é a melhor maneira para conservar mais tempo a sua roupa.

Você Sabe O Significado ?

Você Sabe O Significado ?

Veja o Significado dos Símbolos das Etiquetas e Evite o Desgaste das Roupas

Saiba o que significa cada símbolo presente nas etiquetas das roupas, eles contêm informações importantes para uma melhor conservação dos tecidos. Você vai ver que seguindo as regras da etiqueta na hora da lavagem, suas roupas durarão muito mais tempo.

Confira As Dicas

Confira As Dicas

Significado dos Símbolos das Etiquetas Para Lavagem Normal

1- O símbolo que aparece com uma espécie de bacia e em cima dela é colocado um “X” significa que aquela peça de roupa não pode ser lavada normalmente, provavelmente, em seguida, terá uma instrução para lavagem à seco, que veremos a seguir.

2- O símbolo na etiqueta que você vê sempre uma bacia, mas dessa vez, ela tem uma mão dentro, está indicando que a roupa não pode ser lavada na máquina, ou melhor, deve ser lavada manualmente.

3- Se o símbolo da etiqueta tem simplesmente uma bacia, significa que não importa onde será lavada a peça de roupa, máquina de lavar ou manualmente. As duas possibilidades são suportadas pela fibra daquele tecido.

4- Quando o símbolo é sempre da bacia, sem nada dentro, um pequeno detalhe pode fazer uma grande diferença, se trata de um traço embaixo. Nesse caso, se você optar por lavar a roupa na máquina será necessário optar por uma lavagem mais rápida, em menos tempo.

5- Logo em seguida, os símbolos que falamos anteriormente, você verá as bacias com números dentro. Se esse número for 40, significa que é a temperatura máxima da água que pode ser lavada aquela roupa.

6- As indicações para temperatura de lavagens na máquina podem ser: 40, 60 ou 70.

7- Tem o símbolo da bacia também com o número 30 no interior e com um traço embaixo. Significa que a lavagem na máquina deve ser de no máximo 30 graus e que a centrifugação deve ser diminuída para não danificar o tecido da roupa.

8- O caso anterior, será repetido também com 40 no interior da bacia e o traço embaixo. O máximo que pode chegar a temperatura e a centrifugação reduzida.

9- Você também poderá encontrar na etiqueta um símbolo com a bacia, o número 40 dentro e dois traços embaixo. Nesse caso, a temperatura não pode ultrapassar os 40 graus, e a roupa não pode ser torcida, isto é, centrífuga vetada.

Imagem de Amostra do You Tube

Significado dos Símbolos das Etiquetas Para Lavagem à Seco

1- Quando você vê um círculo na etiqueta é sinal de aquela roupa deve ser lavada à seco.

2- Se a etiqueta tem o círculo com a letra “A” dentro, significa que a roupa será lavada à seco, porém, será possível usar qualquer tipo de solvente universal para limpeza.

3- Se ao invés da letra “A” você encontrar uma letra “F”, esses produtos de limpeza não poderão ser usados. Neste caso, a lavagem deverá ser feita com produtos à base de hidrocarboneto.

4- O “P” dentro do círculo também é uma outra restrição aos produtos de limpeza, e limita o uso ao percloretileno.

5- Também existe o símbolo para dizer que não se pode lavar à seco, que é o círculo com um “X” em cima.

Significado dos Símbolos das Etiquetas Para Alvejamento

1- Os triângulos representam os cuidados que devem ser dispensados ao alvejamento das roupas.

2- Se você vê somente um triângulo significa que a roupa pode ser clareada com qualquer tipo de produto.

3- Quando o triângulo da etiqueta possui um “X” em cima, significa que não poderá ser usado nenhum produto para clarear o tecido.

4- Se dentro do triângulo existem as letras “cL”, significa que o cloro pode ser o componente principal de um produto alvejante, mas deverá ser diluído na água, não pode entrar em contato direto com o tecido.

Imagem de Amostra do You Tube

Significado dos Símbolos de Secagem

1- Chegamos ao penúltimo tipo de símbolo encontrado em uma etiqueta de roupa, aqueles que representam o modo correto de secá-la. Ele é representado por um quadrado.

2- Quando dentro do quadrado tem um traço, significa que a roupa deverá ser estendida na posição horizontal.

3- Se no lugar de um traço você vê 3 tracinhos na vertical, significa que a roupa deverá ser estendida naquela posição e sem torcer, para que seque gotejando.

4- Se dentro do quadrado na parte superior você vê uma curva, significa que o melhor modo de secar aquela roupa é estendendo-a no varal.

5- As roupas que podem ser secas na máquina de secar possuem na etiqueta um símbolo que é um quadrado com um círculo dentro. Um ainda tem uma bolinha dentro, o que indica que a temperatura deve ser baixa.

6- A etiqueta com quadrado com um círculo dentro e duas bolinhas no seu interno, indica que a temperatura da secagem pode ser a máxima.

7- Também tem o símbolo que diz não para a secagem em máquina, é sempre o quadrado com o círculo interno, mas com um “X” em cima.

Significado dos Símbolos Para Passar as Roupas

1- Esse é o último símbolo que você encontrará na etiqueta das roupas. Um desenho de ferro de passar representa como poderá ser passada a roupa.

2- Quando dentro da parte inferior do desenho se vê um ponto é que a temperatura correta para passar a roupa é baixa.

3- O mesmo desenho com duas bolinhas, indica que a temperatura máxima não pode ultrapassar a média.

4- O desenho do ferro com 3 pontinhos ao interno representa que a roupa deverá ser passada com o ferro ao máximo da temperatura.

5- E quando se trata de uma roupa que não pode ser passada, o ferro terá um “X” sobre ele.

Os símbolos das etiquetas das roupas são praticamente iguais em toda parte do mundo. É fácil entender o que eles representam até mesmo quando compramos uma roupa em um outro país, que tenha uma língua diferente da nossa. Em algumas etiquetas, falando da parte de passar as roupas, é indicado exatamente a temperatura permitida.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>