Saias Ciganas

Você conhece a história dos ciganos? Mesmo que não conheça, saiba que muito do que você usa como acessórios, roupas e várias coisas são de origem cigana. Os ciganos são um povo nômade que tem em comum a origem indiana e a língua é originalmente do noroeste da Índia. Eles são considerados uma minoria ética em muitos países, e como são nômades saíram da Índia e ganharam o mundo, espalhando-se por muitos territórios.

Roupas Ciganas

Roupas Ciganas

Os ciganos são divididos em muitos tipos de tribos, como Rom, ou Roma que estão presentes na Europa centro-oriental e em países da América. Há também os Sinti, que são encontrados principalmente na Alemanha, Itália e França. Os Calós que são ciganos da Península Ibérica, porém podem ser encontrados em muitos outros lugares, como na Europa e na América. É a tribo que mais aparece no Brasil. E por último existem os Rommnichals, que estão no Reino Unido e em suas colônias passadas, como Estados Unidos e Austrália. Não são somente essas tribos, essas são as principais. Os ciganos, por migrarem muito e voluntariamente acabam se subdividindo em clãs e fica difícil uma catalogação precisa.

Saias Ciganas

Saias Ciganas

Nas regiões de Punjab e Rajastão é que apareceram os primeiros ciganos, entre a.c.500 e a.c.1000 d.C. Assim iniciaram a sua migração pela Europa e pela África do Norte. Porém, durante muitos anos esses povos tiveram muitas ondas migratórias. E isso é necessário compreender para que possamos entender como seus costumes afetam nossas vidas, não parece, mas muitos hábitos nossos ocidentais tiveram origem dos ciganos. E, uma das melhores maneiras de contar a história de um povo é a partir de sua cultura e de sua moda. Sim, da moda.

Existem muitos desfiles que mostram todas essas tendências ciganas. Não aparece, pois dificilmente temos contato e sabemos sobre como a roupa cigana está presente no dia a dia de muitas pessoas, o número de mulheres e homens que usam a roupa cigana é enorme. Há muitas lojas e boutiques especializadas em esses artigos mais esotéricos. As saias e roupas são sempre muito coloridas, têm muito tecido e são geralmente bem compridas. A moda cigana está diretamente ligada à dança cigana. A dança é uma maneira de expressar a história de seu povo e de seduzir.

Ciganas

Ciganas

As saias ciganas chegam a custar, para aquelas mulheres que procuram algo diferente para se vestir, para se destacar em meio a tantas roupas que estão na moda e no corpo da metade das mulheres, até R$ 300 reais. Mas, existem lojas que têm preços bem mais altos e que tem um certo nome e marca mais conhecida e assim cobram bem mais caro. Lógico, que as mulheres genuinamente ciganas nunca vão pagar tanto dinheiro para fazer esse tipo de roupa. Elas normalmente compram os tecidos, como seda, algodão, crepe e seda e fazem a própria saia. Isso realmente não tem preço, pois a saia não é industrializada, feita em série, já que é confeccionada pela própria cigana. E por isso são tão maravilhosas. Seu caimento é o que mais chama atenção. Deixam a mulher livre, dão a sensação de leveza, mesmo com muito tecido. E deixa qualquer mulher, independente de sua origem cultural, muito mais feminina.

Um comentário

  1. ana luzia martins de oliveira de souza

    maravilhoso!! com eu consigo um?a dessas roupas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>