Saia de Tule

A saia tule está virando um hit das meninas antenadas na moda. Ela não apareceu nas passarelas nacionais e internacionais, porém, é um grande sucesso do street style e dos blogs de moda do Brasil e do exterior.

Essa saia sai dos palcos para as ruas, claro ganhando uma versão street e ficando fácil de usar e montar looks com a peça.

Um Pouco de História da Moda Para Conhecer a Saia Tule

Tudo começou no Romantismo com a saia tule que fazia parte do guarda-roupa dos figurinos das apresentações de balé. Segundo pesquisas, a primeira saia tule que foi produzida foi usada por uma bailarina chamada Marie Taglioni na apresentação La Sylphide. A peça teria sido confeccionada em Paris no ano de 1832. Na época, o que não era exatamente uma saia, parecia mais um vestido, foi considerado um escândalo. A roupa em questão tinha um comprimento muito ousada para época, deixando boa parte das pernas de fora. Mas, a bailarina não tinha a intenção de chocar a sociedade, ela só queria ter mais liberdade de movimentos para dançar nos palcos.

E foi exatamente o que aconteceu conforme o balé foi se popularizando. As mulheres precisavam de uma roupa mais confortável e foi então que em 1880, Virgina Zucchi usou uma peça que tinha o comprimento que ficava sobre os joelhos.

Conhecendo Melhor o Tecido Tule

É bem óbvio que a saia tule é feita com um tecido com o nome de tule. Esse material é bem antigo, pensa que foi descoberto em 1700 em uma cidade francesa de nome Tulle, daí a origem do nome.

O tule é feito de tramas hexagonais que podem ser de algodão, seda e atualmente é usado muito o poliéster e o nylon para confeccioná-lo.

Normalmente, o tecido é usado para acabamentos e acessórios, como para confeccionar véus, anáguas, babados para dar volume ou outros enfeites. Ele também pode ser chamado de filó, quando é mais rígido e mais grosso e ainda de tule de armação, quando usado por baixo de um outro tecido para deixá-lo armado.

Outro tipo de tule muito comum é aquele de malha, que é mais leve, mais fino, maleável e normalmente é vendido trabalhado com enfeites brilhosos ou aplicações. Esse tipo do tecido é muito usado para fazer roupas ou acessórios infantis. Além de servir para “preencher” espaços de recortes de roupas.

É muito comum que as pessoas confundam o tule com organza. Por isso, se você for comprar roupa na internet fique atenta a esse detalhe, principalmente se a procedência for da Ásia. Os vendedores mesmo vendem um por outro. Ambos os tecidos podem ser transparentes e servirem para fazer babados, mas a organza não funciona para fazer volume sob outro tecido. A textura desses dois materiais é bem diferente e evidente.

Como o Tule se Tornou Popular

Era 1840, quando a rainha Victoria da Inglaterra optou por um vestido de noiva feito em tule. E foi por esse motivo e desta data, que o tule passou a ser uma espécie de “tecido oficial” da roupa da noiva. Nas decorações ou somente no véu dificilmente uma noiva entrará na igreja atualmente sem ter algum pedaço de tule na roupa.

Depois de cair um bom tempo no esquecimento, o tule voltou com força total entre os anos de 194 0 e 1950, isso graças ao New Look  proposto pelo jovem estilista francês Christian Dior. As saias armadas exigiam a ajudinha do tule para fazer anáguas.

A Saia de Tule na Moda Atual

E ele está de volta, o tule, algumas vezes como protagonista total. A saia de tule está fazendo o maior sucesso na moda do street style.

Na moda alternativa ou no estilo rock vale usar a saia de tule sozinha, com uma blusa de malha bem descolada e um tênis de cano alto descoladíssimo. Os acessórios não podem faltar de jeito nenhum. E as cores, pode brincar e abusar, vale qualquer uma.

Já que segue o estilo punk costuma colocar a saia de tule sobre a roupa e se trata de uma peça que nunca faltou e parece que nunca faltará no guarda-roupa dessa tribo.

O grande auge da saia tule nos anos 90 foi no corpo das celebridades e das suas seguidoras do estilo musical pop punk. A peça era sempre associada com uma bota descolada de cano alto. Já em 2022 foi a hora de saia de tule invadir o guarda-roupa das roqueiras, fazendo um misto de agressividade com muita feminilidade.

No momento atual a saia de tule faz parte do guarda-roupa de quem é descolado e aprendeu que misturar o moderno com o vintage, no caso a peça, pode dar hiper certo. Mas, há quem prefira somente deixar aquele babado embaixo da saia elegantíssima com a modelagem dos anos de 1950, que ganha volume e ficar muito charmosa. Para comprar o glamour nostálgico, nos pés, um bar de sandálias bem sexys e elegantes.

Dicas Para não Errar na Hora de Usar a sua Saia de Tule:

  • A saia de tule tem que marcar a cintura, então, é necessário ter uma cintura fina e mais, sendo a saia volumosa propositalmente, meninas de quadril muito largo devem evitar o modelito.
  • A saia de tule por si só já ganha e atrai todas as atenções, então, nem pense em caprichar da cintura para cima também. O destaque deve ser total para a saia e blusa, acessórios devem ser simples.
  • No caso do sapato depende de que tipo de estilo você pretende seguir, se for elegante, dá sim usando saia tule, mas capriche no salto, se for no estilo despojado, não pense duas vez em escolher um par de tênis bem descontraído.
  • Se você ainda não está acostumada com o tecido, comece usando o tule só para dar mais volume a uma saia, se a experiência der certo, parta para o segundo passo e veja como fica o visual com a saia de tule.
  • Quando usar uma saia de tule não coloque nada com volume na parte de cima para não ficar parecendo uma bola.

Nos dias atuais as pessoas costumam se vestir sem se preocupar com o que as outras dirão. Com isso, os modelos de roupas estão cada vez mais ousados e diferentes, podendo ser encontrado peças bem diferentes do comum em diversas lojas.

As saias de tule são um exemplo dessas peças e estão sendo bastante utilizadas, principalmente por adolescentes. Os modelos são bem variados, assim como as cores. Confira!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roupas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *