Maneiras de Usar Saia em Diferentes Ocasiões

Desde que o mundo é mundo a saia é um artigo de moda. Para entender um pouco desse artigo tão feminino e que muda um look por completo, partindo do estilo casual ao social, vejamos um pouco da história da saia.

Onde Tudo Começou

É muito difícil datar a primeira vez que alguém usou uma saia, mas no começo da história antiga não existiam calças e as roupas, masculinas e femininas, eram túnicas longas que, com o passar do tempo e a chegada da modernidade, o comprimento foi diminuindo, tornando-se uma blusa e a partir de então foram criadas as calças (isso para os homens). Para as mulheres, por séculos predominou-se o uso de vestidos. Há relatos que no Antigo Egito as mulheres já usavam tops e saias.

Saias

Saias

Com a chegada da Revolução Industrial, seguida da Primeira Guerra Mundial, o guarda-roupa universal foi alterado, mas já se registravam saias, como para as enfermeiras que trabalharam na guerra.

Àquela época as saias eram longas, abaixo do joelho, com poucos recortes e básicas. Com o passar das décadas, e a conquista do feminismo da mulher ir à labuta, as saias foram ganhando mais ergonomia, mais graça, e até menos comprimento. O primeiro registro da minissaia é da década de 1960. A essa altura, as mulheres também já usavam calças.

Todas as épocas foram marcadas por alguma tendência, fazendo com que as pessoas andassem iguais pelas ruas. Hoje, mesmo havendo as tendências, a prioridade é o estilo próprio.

De Acordo Com Seu Estilo e Suas Preferências, Vejamos Algumas Dicas de Onde e Como Usar as Saias No Dia-a-Dia.

Para O Trabalho

Existem trabalhos que dão o fardamento como calça, outros já deixam a contratada escolher, mas, mesmo nos uniformes, as saias para trabalhar são em sua maioria em cores neutras. Preto, branco, marrom, cinza, azul marinho… Muito raramente as saias de uniformes escapam dessas cores.

Para Uma Saída Descontraída

Para encontros mais despojados, como um cinema com a turma ou um encontro romântico, você pode optar por estampas e cores mais vivas, mas sempre usando o bom senso, afinal, para montar um look bacana, você deve balancear a roupa com acessórios também.

Saia Lápis

A saia lápis é uma saia básica, reta e que evidencia os quadris porque do quadril à barra ela fica mais fina. Essa saia tem um ar mais executivo e combina perfeitamente com blusas sociais, blazer e scarpins. Esse tipo de saia é muito usado por advogadas, empresárias, militares (sim, a saia do exército, aeronáutica e marinha é uma saia lápis). Para quem deseja disfarçar os quadris, essa saia não é recomendada.

Saia Longa

A saia longa dá a mulher uma praticidade e comodidade sem igual, além de ser um truque na manga. A saia longa também pode ser usada com uma camisa social. Se possível, use a saia marcando a cintura com um cinto.

Também pode ser usada mais despojada, com uma regata. Uma regatinha mais solta, com a modelagem ampla, e a saia por cima da regata, dá um ar mais jovem , meio hippie.

Para as adeptas de sobreposições, o blazer é uma ótima dica para tirar o ar jovial de uma camiseta ou da regata, e tira também a seriedade da blusa social. Uma vantagem de usar o blazer é a de você ir trabalhar com ele e, ao tirá-lo, ficar bem descolada para ir a um happy-hour.

Na Moda

Na Moda

Para quem anda em dia com a academia, você pode abusar na parte de cima o cropped. O cropped é aquela blusa mais curtinha, que deixa à mostra uma parte da barriga. O cropped com saia longa está em alta, e se você se sente confortável com essa tendência, está na hora de usar e abusar dela!

Alguns estudiosos da moda alegam que saias longas não foram criadas para as mulheres de pouca estatura, nem gordinhas. Mas as baixinhas também podem e devem usar a saia, já que, por cobrir toda a perna, a saia alonga a silhueta. O errado (para baixinhas e gordinhas) é usar a cintura da saia normal ou alta, pois isso diminui o tronco. Uma saia longa cintura baixa nesse caso fica ótimo.

Todos nós sabemos que as saias existem em seus mais diversos cumprimentos, mas qual mulher não gosta de andar mostrando as pernas por ai? Devemos ser conscientes e não usar nenhuma saia que nos exponha, mas podemos usar uma minissaia e mostrar o quão bonitas são nossas pernas.

Minissaia Jeans

Creio que toda mulher tenha em seu guarda-roupa uma saia jeans, e essa saia jeans normalmente é na altura do meio da coxa. Essa saia é uma peça coringa. Você pode usá-la combinada com uma camiseta e uma rasteirinha, com acessórios de sua preferência, e ir a um churrasco com os amigos, como pode colocar uma camisa social e uma jaqueta por cima, uma meia calça combinada com uma bota ou até uma sapatilha e pode ser um look até para o trabalho, caso seu emprego seja mais aberto a essa possibilidade como um designer de moda ou uma fotógrafa, por exemplo.

Na Balada

Para usar uma minissaia na balada, recomendamos aquelas saias justinhas, mas devemos ter cuidado porque, dependendo do tecido da saia, com os movimentos ela sobe e pode mostrar o que não deve! Cuidado também no cumprimento: em uma balada você vai querer dançar, se movimentar bastante, e caso a saia seja muito curta vai lhe impossibilitar de fazer alguns movimentos.

Saia Godê

Um tipo de saia que é uma delícia de ser usada e dá um movimento à roupa e total liberdade às pernas é a saia godê. Você pode até usá-la numa balada, mas tome o cuidado de usar um short por baixo para que nenhum vento levante a saia e mostre o que não é para ser mostrado. Esse tipo de saia mexe com a imaginação masculina, principalmente por remeter àquelas saias estudantis, estilo Lolita. Se você quer chamar a atenção dos homens, tai uma sugestão.

Saia Evasé

Um ótimo modelo de saia para quem tem quadril largo é a saia evasé. O corte da saia em ‘A’ ajuda a afinar a silhueta, e pode ser usada desde o trabalho até uma balada, dependendo do cumprimento e da cor.

O ideal é que você escolha a saia pelo seu estilo e pela ocasião a ser usada, também levando em consideração como está o seu corpo atualmente, nunca usando algo que não lhe seja agradável ou que não vá lhe favorecer.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roupas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Por favor, pesquise antes de fazer tais comentários como “Esse tipo de saia mexe com a imaginação masculina, principalmente por remeter àquelas saias estudantis, estilo Lolita.” O estilo de saia estudantil se chama “Seifuku” e o estilo Lolita é baseado na Era Vitoriana, da Inglaterra. Lolita não tem nada de sensual ou coisa do tipo, se tivesse pesquisado, saberia disso. Muito menos os estilos de saia estudantil. Poderia ter dito que “mexe com a imaginação masculina” por ser usado por pin-ups, mas por colegiais e lolitas, não!

    Mariana 22 de Janeiro de 2014 18:33

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *