Malha Poliéster

Para entender a malha de poliéster, vamos conhecer o que é o poliéster, isso poliéster sintético é a uma fibra sintética geralmente utilizada pelo setor têxtil. Esta fibra é normalmente considerada uma fibra versátil, com ampla utilização em vestiários.
O poliéster tem o preço bastante acessível, isso faz com que seja muito competitivo em relação ao algodão.

Voltou

Em Paris o poliéster voltou com força total, tem sido a grande tendência do momento, esse tecido estava por todos os lados.
As recentes evoluções tecnológicas no tratamento da fibra deixaram a malha do poliéster mais fina e delicada, tais fatores levaram os estilistas a adotar essa malha cada vez mais.

Pros e Contras do Poliéster

O tecido devido a sua reduzida espessura e extrema elasticidade provoca algumas limitações como, uma imensa dificuldade de costurar e a impossibilidade de passar a ferro que quente.
A malha do poliéster deve ser tratada com muito cuidado. Por ser uma fibra muito “dura” apesar de leve, o poliéster foi uma glória na época do pós-guerra, pois essa malha não encolhia, deste modo não precisava ser engomada, secava rapidamente e era uma das malhas com o custo mais acessível.

Acessivel

De acordo com suas características o poliéster rapidamente se tornou a fibra da moda, o que durou durante a década de 60 e 70.
Para dançar o poliéster é super indicado por sua elasticidade fenomenal. Porém no final dos anos 80, foi organizado um movimento anti-fibras sintéticas, infelizmente as pessoas entraram nesse ritmo e o consumo de poliéster demonstrou um declínio considerável.

Um dos maiores riscos de vestir roupas de poliéster é que sua fibra de plástico fica suscetível a incendiar, caso fique em contato com o fogo. Sem contar que é uma malha muito abafada que não ventila ar, isso deixa a pessoa com uma sensação horrível de “sufoco”.
Nos anos 80 e 90 a malha poliéster surge com uma “cara” nova, mais fina e bem mais leve, com esse novo formato a malha passou a ser utilizada em artigos de vestuário como camisas e vestuário desportivo. A função mais importante do poliéster era proteger as pessoas contra o frio e vento.

Proteger

Logo mais os estilistas começaram a tentar a mistura do poliéster com o algodão, e até mesmo com lã.
Outro grande benefício desta malha é que o tecido de poliéster é impermeável e não amassa.

Atualmente novos tipos de poliéster vêm sendo desenvolvido, claro que esses avanços têm melhorado gradativamente as propriedades desta malha. Muitos criadores preferem o poliéster a materiais como linho, que enruga muito facilmente, outros criadores e estilistas apostam nesta malha por sua elasticidade e produzem muitos casacos e calças.

Nos últimos anos o poliéster é visto por seus benefícios, porém ele pode ser tudo, menos uma malha “barata”, o preço já está superior ao preço dos tecidos de seda, mesmo com seus prós e contras o poliéster é bem visto no mercado, vale conferir.

Por Luiziane Acunha

Um comentário

  1. preciso de 14 metros de 100 poliester

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>