Jeans Através dos Tempos

Acredito que poucos são os tecidos com aprovação unânime como vem tendo o jeans através dos tempos sendo um verdadeiro ícone de todas as idades uma vez que ele não é novidade, pois data do século XVIII. A posição de destaque que o jeans ocupa nos dias atuais nas vitrines ou nos corações de quase todos, em muito é explicada pela sua história. O jeans teve seu berço na Europa embora muita gente até hoje pense que ele tenha nascido nos Estados Unidos. Aquele brim pesadão usado nos finais do século XVIII era usado na Itália, mais precisamente em Genova. Hoje você vê na vitrine aquele Jeans Rasgado: Ele Voltou, ou seja, voltou mais uma vez, mas em modinhas tipo essa de calças rasgadas, pois o brim nunca saiu de Moda durante esses mais de dois séculos que se vão desde o seu surgimento até os dias atuais, sempre fazendo sucesso.

Depois de um século do nascimento do jeans, um francês Levi Strauss, deixou o país natal vindo para a Califórnia onde começou a fazer calças em tons azul bem jeans e que eram feitas de lonas de barracas. O jeans através dos tempos sofreu várias mudanças nas cores e texturas acompanhando inclusive A Moda dos Famosos com cores das mais diversas. Mas na época estas peças tinham como usuários os trabalhadores mais rústicos e por isso mesmo havia a necessidade de que fossem mais reforçadas. Acompanhado por um estilista Strauss começou a fazer uso de rebites no jeans e também reforçou as costuras e assim as peças aos poucos foram se transformando e passaram a ser usadas quase como um escudo por cowboys.

Marcas como Wrangler e Lee foram surgindo durante a segunda guerra e aí também vieram produtos diferentes como uniformes militares e uso civil. Entretanto o jeans continuou forte e as peças eram feitas para durar muito, pois as possibilidades de compra não se comparavam as de hoje. No pós-guerra, porém a juventude passou a impor seus desejos e preferências e o jeans se transforma em símbolo de ostentação no corpo de ícones como James Dean e Marlon Brando e assim passa a ser Moda e Natureza seguida pela juventude. Hoje o Macacão é Coringa e se for de brim melhor ainda. Esta também foi à época em que a moda feminina jovem se firmou com as meninas passando a usar as famosas calças de brim com as barras dobradas.

Depois veio Elvis Presley que também era adepto desse tipo de roupa e cada vez mais se firmava o jeans como tendência. A década de 60 consagrou o jeans. Nessa época houve uma explosão de cores e o tecido passou a ser tingido quando então já era de uso de todos. Logo os filhos não querendo mais o jeans que o pai usava obrigou a uma mudança e os estilistas, no fim dos anos 70 passam a usar o jeans em coleções sendo que Calvin Klein foi quem colocou primeiro o jeans em passarelas. Hoje o jeans é usado em qualquer estação e nos mais variados tipos de roupa e os que usam sempre gostam. O jeans atravessou os séculos e se tornou unanimidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roupas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *