Dicas de Moda Para Baixinhas e Gordinhas

A moda é muito surpreendente. Da mesma forma como ela pode derrubar a imagem de uma pessoa, ela pode garantir uma boa imagem e sucesso. A moda é, querendo ou não, uma forma de comunicação.

Moda: Um Símbolo de Status

Quando “criada”, a moda tinha poucas funções. Apenas três: proteção do frio, pudor e status. A função de status é a que mantém a moda viva até hoje. Antigamente, quando mais tecido a roupa tivesse, mais rica a pessoa era. Assim também como certos detalhes das roupas ou cores eram restritos a certas classes sociais. Dessa forma, quando uma pessoa usava a cor púrpura, por exemplo, as outras pessoas já sabiam que ela tinha poder aquisitivo.

Confira As Dicas

Confira As Dicas

Outro exemplo de que a moda é um meio de comunicação são as tribos. Patricinhas, grunges, emos, roqueiros, todas essas tribos e mais tantas outras existentes tem um jeito próprio de se vestir, o que facilita a identificação do indivíduo.

Mas o que tem a ver status e imagem com dicas para se vestir? De acordo com Isabella Fiorentino em seu livro “Na moda com Isabella Fiorentino” destaca logo no início que a primeira impressão pode até ser mudada depois com o conteúdo, mas que nós sempre avaliamos a aparência ao primeiro momento. Tudo bem que isso não tenha muita coisa a ver com status, mas a função de status da roupa acabou mudando, com o tempo, para se vestir bem, e isso é essencial para todos, independente de condições social.

A Moda Para Gordinhas

Por muito tempo estar acima do peso era o padrão ideal de muitas mulheres. Na sociedade antiga o padrão de beleza era a obesidade pois significava fartura e fertilidade, além de riqueza. Hoje em dia as pessoas tem como padrão o manequim 38, se não o 36, mas não é porque vivemos esse padrão que todas as pessoas devem ter essas medidas, não é?

Por muito tempo, também, principalmente depois que o ideal de beleza afinou, a moda para gordinhas perde credibilidade, fazendo muitas vezes com que as mulheres que estão acima do peso se vistam muito mal. Mas com as dicas que daremos agora você não precisa ter medo de ir às compras.

A Moda Para Baixinhas

Outro público que sofre com o mercado de moda hoje em dia é o público das baixinhas. As mulheres que tem baixa estatura sofrem para encontrar calças que tenham o comprimento ideal com a medida da sua cintura, sendo obrigadas muitas vezes a cortar as calças. Outra coisa que mexe e muito com as baixinhas na hora de se vestir é o comprimento das roupas. Para isso vamos dar dicas para as baixinhas e gordinhas não errarem mais na hora de se produzirem.

Dicas Para Gordinhas e Baixinhas

Se você é gordinha e baixinha, bingo! Basta seguir todas as dicas aqui expostas. Caso você seja gordinha ou baixinha, basta seguir a dica de acordo com sua estatura.

  • Looks Monocromáticos

Todas as pessoas conhecem aquele ditado de que “preto emagrece”. Não que isso seja mentira, mas a verdade é que quando você usa um look em uma cor só, isso ajuda a disfarçar as gordurinhas. E não precisa necessariamente ser apenas a cor preta, pode ser em qualquer cor: amarelo, vermelho, azul, verde, o que importa é que seja apenas de uma cor. Além de disfarçar as gordurinhas, o look monocromático sempre é elegante.

  • Cores Escuras

As gordinhas podem usar e abusar de cores escuras. As cores escuras ajudam a disfarçar melhor as gorduras extras, o que as cores claras expõem com maior facilidade. Cores como preto, marrom, azul marinho são cores coringa no guarda-roupa de uma gordinha. Misture essa dica com a dica acima, você vai arrasar!

  • Comprimento

Não é porque você é gordinha que você vai se privar de mostrar as pernas, mas devemos saber balancear. Se você tem as pernas muito grossas evite usar saias e bermudas curtas, isso não vai favorecer seu corpo. Prefira as peças na altura do joelho ou compridas.

Caso você seja baixinha e gordinha, pode abusar das peças mais curtinhas. As gordinhas (em geral) devem tomar cuidado apenas com os tamanhos midi e com os mullets, eles podem acabar com a produção.

  • Chame Atenção Para Os Locais Opostos

“Opa, não entendi muito bem o título dessa dica!” Calma, meninas. Toda mulher, gordinha ou magrinha, tem uma parte do corpo que não gosta. Se você não gosta de seus quadris, evite chamar atenção nele. Se você não gosta de seu busto, evite usar decotes chamativos, maxicolares e afins. Procure fazer um balanço. Não gosta dos quadris, chame atenção para o colo. Não gosta do colo e do busto, chame a atenção para as pernas. E isso não é difícil de fazer.

Para chamar a atenção para as pernas basta usar roupas mais curtas ou com mais brilho, além de modelagens diferentes e que favoreçam o seu corpo. Do mesmo jeito é para chamar a atenção para o colo: use colares, decotes, mangas estruturadas. Você também pode atrair o olhar da pessoa com cores e estampas no local que você quer chamar atenção.

  • Marquinha É Proibido!

Para as gordinhas (e também para as magrinhas) usar roupa apertada ao ponto de marcar o corpo não pode. Roupa apertada pode deformar o corpo, e é feio e vulgar sair com uma saia que mostra a marca da calcinha. No caso das gordinhas, as gordurinhas são facilmente marcáveis, o que complica um pouco mas não dificulta em nada. A dica é usar a roupa na medida certa, respeitando o seu corpo, sempre!

  • Estampas

Lógico que gordinhas (e baixinhas e qualquer outra pessoa) podem usar estampas, mas a gente sempre deve ver se essa estampa combina com nosso estilo e com nosso corpo. Para as gordinhas, as melhores estampas são as micro (liberty é uma estampa perfeita para um vestido para gordinhas) ou estampas grandes e desestruturadas. No caso das estampas grandes, procure usar em vestidos completos ou em blusas que possam ser sobrepostas.

Lembre-se também da dica de chamar atenção para o local oposto: use a estampa no canto onde você quer mais olhares. Se você não quer atrair olhares para o seu colo, use uma saia ou uma calça estampada (sim, você pode!).

Não é porque você não está com o corpo nos padrões da moda que você não pode usar o que a moda está oferecendo no mercado. Sabe aquele ditado de “quem manda é o cliente”? É isso mesmo que acontece. O mercado começou a perceber que quem manda é público e um público que vem cada vez mais ganhando voz e vez é o das gordinhas e baixinhas. Nada de querer entrar em dieta e fazer cirurgias milagrosas para entrar no padrão de beleza. O seu padrão quem faz é você e você é linda nesse padrão.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roupas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *