Desvendando Estilos: Traje Social / Passeio Completo

Sempre que vamos a um evento, uma das primeiras preocupações que temos é em relação ao traje ideal. No post de hoje vamos falar sobre o traje social, que também é chamado de passeio completo. Em uma escala de código de vestimenta, o social fica abaixo apenas do traje de gala. Continue acompanhando e saiba que peças usar e quando se vestir dessa maneira.

Traje Passeio Completo Para Mulheres

Quando se fala de traje passeio completo feminino o vestido deve ser sempre longo, porém há uma tolerância para os modelos de comprimento midi, mas tome cuidado para não cair na informalidade. Invista em peças de tecidos mais nobres, como seda, cetim, entre outros.

Em relação a fendas, decotes e transparências, elas estão permitidas, desde que o visual não perca a elegância e se torne vulgar. É possível encontrar modelos sensuais na medida, sem pesar a mão. As senhoras mais velhas que não desejam usar vestidos, podem optar pelo tradicional tailleur, que é um conjunto formado por um blazer e uma calça ou saia do tipo lápis.

Nos pés, opte por sandálias de salto alto delicadas, que combinam com o estilo do vestido. Os sapatos do tipo scarpim ou meia pata podem pesar demais no visual. Mas tudo depende do estilo do seu vestido, por isso é importante analisar cada caso separadamente.

Em se tratando de acessórios, invista em conjuntos com brincos, colar, pulseira e anel. Se for usar as quatro peças, opte por modelos mais discretos. O segredo está em combinar um brinco grande com um colar menor e mais discreto, uma pulseira delicada com um anel mais imponente e assim por diante.

Traje Passeio Completo Para Homens

O traje passeio completo masculino é o tradicional terno, de preferência em uma cor escura, e ele deve sempre vir acompanhado de uma camisa e gravata. Finalize o look com cinto e sapatos da mesma cor, as mais indicadas são o marrom escuro e o preto.

Tome cuidado na hora de escolher a gravata, pois o ideal é que ela seja bonita, porém discreta. Cores muito chamativas acabam fugindo da ideia do traje social, que é um estilo de vestimenta com foco na elegância e seriedade.

Situações Que Pedem o Traje Passeio Completo

Se você foi convidado para alguns dos eventos abaixo, provavelmente precisará se vestir com um traje passeio completo.

Casamentos: As cerimônias de casamento podem ser realizadas de diversos estilos, mas normalmente os noturnos são mais formais. Os padrinhos e madrinhas, na maioria dos casos, devem ir com o traje social ou passeio completo.

Bailes de Formatura: Os bailes de formatura geralmente pedem o traje passeio completo tanto para formandos quanto para convidados.


Eventos de Gala: No Brasil, o traje passeio completo é o mais alto na escala de códigos de vestimenta, pois o traje de gala dificilmente é utilizado por aqui. Por isso é o estilo indicado para eventos formais, como grandes jantares e coquetéis.

Dica Para Não Errar

Na dúvida, converse com o anfitrião e pergunte o código de vestimenta do evento. Dessa forma você não corre o risco de errar e acabar se sentindo desconfortável em um local em que deveria se divertir.

Se não houver essa possibilidade, escolha um traje elegante, mas sem muitos detalhes. É melhor pecar pela falta do que pelo excesso, principalmente em uma época de que o minimalismo é considerado chique.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roupas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Olá, gostaria de saber qual o traje ideal para um casamento à noite, o homem tem que vestir terno e gravata ou poderia ser camisa de tecido manga longa e calça social. Obrigada.

    Aline 4 de outubro de 2010 20:14

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *