Como Usar Parca: Confira as Dicas!

Antes de aprender como usar a parca (parka) e arrasar, saiba qual a diferença desse tipo de casaco e outros modelos. Muitas pessoas confundem a parca com o trench ou a sahariana. Vejamos como identificar cada um deles e, em seguida, como usar a parca:

Começamos pelo tradicional trench, que nunca sai de moda e é um coringa no guarda-roupa feminino. A principal diferença desse tipo de casaco com a parca é o comprimento. O verdadeiro trench chega até sobre os joelhos, enquanto a parca pode aparecer em vários comprimentos.

Já a sahariana, que andava um pouco fora de moda, mas está voltando com força total, é o que indica as passarelas europeias, é sempre feita em tecido muito leve, enquanto a parca deve ser feita em tecido para proteger do frio.

Veja as principais características para identificar uma parca:

  • Pode ser de vários comprimentos, chegando até a cintura ou até sobre os joelhos.
  • É feita em tecido pesado, bem quentinha e normalmente tem um capuz.
  • O capuz normalmente é embutido de pelo ou de penas de animais.
  • As parcas mais longas, normalmente, possuem uma faixa para fechá-las na cintura, enquanto as curtas são fechadas com zíper escondido.

Quando e Quem Inventou a Parca

A referência mais antiga que se tem da parca é de 1932, quando esse modelo de casaco foi usado pelo time olímpico americano de esqui, fazendo grande sucesso. Nos anos de 1990, ela voltou com força total, era queridinha das divas do hip hop. Quem se deu bem com o sucesso da peça foram as marcas The North Face e Tommy Hilfiger, que produziram em larga escala a parca em tecido muito pesado, aproveitando a tendência lançada pelo meio musical do momento.

Onde Usar a Versão “Original” da Parca

A parca original, aquela que foi febre nos Estados Unidos e na Europa na década de 90 é para proteger do frio. É uma peça bacana, principalmente para quem mora nas cidades mais frias do Brasil, como no Sul do país, por exemplo, mas não é apropriada para o frio carioca. Com um bom tecido e um capuz que proteja, durante dias de frio ela pode servir como uma peça que te protege até chegar a um evento e depois ficar descansando enquanto você brilha com o seu modelito ou para te proteger em um lugar aberto.

Por se uma peça pesada e apropriada para o frio, não é adequado usá-la em cima de peças muito leves, como um vestido de seda. Essa só poderá ser uma opção, caso você precise se proteger, como foi dito anteriormente. Mesmo assim, seja muito discreta e retire a parca imediatamente quando chegar na festa. Para essas ocasiões o trench é muito mais adequado.

Se a parca será a peça que você passará o dia todo ou a noite toda, combine-a com calça jeans, calça de couro ou de lã. Uma saia curtinha (pouco mais comprida que a parca, quando essa é longa) e uma meia de lã grossa também pode ser uma ótima opção.

5 Produções que Você Pode Montar Usando a Sua Parca

Veja as cinco produções que nós preparamos para você usar a sua parca.

De parca verde militar longa: Essa cor é um clássico da peça e, claro, fica bem com qualquer outra tonalidade, podemo considerá-la neutra. Então, se você pretende sair para um jantar informal com as amigas, escolha uma calça jeans justíssima, uma blusa de gola alta (com ou sem manga, de acordo com o frio que estiver fazendo), aposte em uma cor vibrante, como vermelho ou laranja e use uma bota de cano curto. Neste caso, a parca será o toque final do seu look despojado.

Parca Verde Militar Longa

Parca Verde Militar Longa

De parca cinza longa: Essa também é uma cor neutra e que fica bem com tudo. Porém, diferente do verde militar, o cinza pode dar um ar mais clássico, mais arrumadinho. Neste caso, coloque as pernas quase de fora, usando uma saia de lã ou de qualquer outro tecido mais pesado na cor chumbo, escolha uma meia calça de lã colorida (para dar o toque fashion da produção). Escolha uma camisa na mesma cor da parca (modelo masculino com todos os botões fechados e um maxi colar) ou uma camisa da cor da meia de lã. Nos pés, opte por um sapato estilo Mary Jane, mas completamente fechado.

Parca Cinza Longa

Parca Cinza Longa

De parca bege curta: Para quem quer ficar com um look mais arrumadinho, a parca curta é a mais adequada, aquela que ultrapassa um pouco a cintura. Neste caso, você pode usá-la completamente fechada, com o capuz bem ajeitado (nunca esqueça de ajeitar o capuz, é muito feio quando ele fica todo torto) e uma calça de couro preta, para completar, uma ankle boot de salto.

Parca Bege Curta

Parca Bege Curta

Qualquer cor de parca para viagem: Essa é uma peça que combina com viagem, claro, se estamos falando de sair de um lugar frio e ir para outro frio. O fato de ter um corte que proporciona conforto e o capuz, são fatores importantes para dar a proteção necessária na viagem. Seja pelo capuz, para cobrir os ouvidos e o cabelo bagunçado, ou pelo tecido, que protege do frio. Não tem o que pensar: jeans, camisa branca, sneakers, uma boa parca por cima, maxi bolsa e rumo ao aeroporto ou rodoviária. Não esqueça do óculos para dar o toque final na produção.

Parca

Parca

Parca x short: Dá sim para montar essa produção, mas nesse caso também, a parca deve ser curta. Escolha um short em tecido pesado ou jeans mesmo, aqueles tipo desfiado na bainha. Use uma camisa de malha com estampa colorida, proteja as pernas com uma meia grossa, de preferência preta, e a botinha preta. Esse é um look super despojado, então, complemente-o com um rabo de cavalo, uma maxi bolsa e um óculos estilo perua. Esse contraste de estilo mostra que não é por acaso que você está com esse look menos arrumadinho e sim, se trata de uma produção fashion para quem tem personalidade e muito estilo.

Parca x Short

Parca x Short

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roupas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *