Como Transformar a Calça Jeans em Saia

Ter o hábito de “limpar” o seu guarda-roupa de vez em quando e retirar tudo o que não será mais usado é bem importante, pois assim você garante que não ficará com um monte de peças que nem usa mais. Porém, nesse momento de desapego das suas peças mais antiguinhas sempre tem aquela pela qual você tem mais carinho.

Geralmente, essa peça que dá dó de jogar fora é aquela calça jeans que já fez parte de vários momentos especiais da sua vida fashion. Para que você não precise se desfazer dela, vamos ensinar um tutorial bem prático de como transformar a sua calça jeans numa bela saia. Depois, é só arrasar desfilando com a sua nova peça.

Imagem de Amostra do You Tube

Dicas Para Iniciantes

Para quem ainda é iniciante na customização de roupas, a dica é ficar sempre de olho nas novidades da moda. Você pode fazer isso lendo revistas de moda e também acompanhando alguns sites da internet.

O mais importante é observar o que está sendo apresentado como tendência e, dentre essas tendências, escolher aquelas que mais combinam com o seu estilo. Como geralmente essas peças da moda são bem carinhas quando surgem, a dica é procurar transformar o que você já tem em casa.

Tutorial de Como Transformar Calça Jeans em Saia

Com bons materiais e criatividade é possível ter sempre um guarda-roupa renovado sem gastar muito para isso. Acompanhe as nossas dicas e descubra como você também pode estar sempre na moda.

Se esta é a primeira customização que você vai fazer, é interessante escolher uma peça que já esteja bem desgastada, ou seja, que você certamente não irá usar mais. Assim, você terá mais segurança e tranquilidade para fazer a transformação necessária.

Materiais Necessários:

  • Calça jeans (pode ser também uma calça velha do seu namorado)
  • Descosturador
  • Linha da cor da linha da calça
  • Alfinetes
  • Tesoura para cortar tecido
  • Giz para riscar tecido
  • Máquina de costura

Passo a Passo

Passo 1

Decida qual é o comprimento que você deseja para a sua saia. Depois de decidir, risque o local com o giz na calça.

Dica: Faça essa marca um pouco abaixo do comprimento que deseja, pois geralmente o resultado acaba ficando um pouco menor do que o esperado.

Passo 2

Após fazer a marca com o giz, você deverá cortar a parte das pernas da calça que está sobrando. Utilize uma boa tesoura de tecido, pois vale lembrar que o jeans é um tecido bastante grosso e difícil de cortar.

Passo 3

Guarde a parte da calça que foi cortada no passo anterior. No decorrer do tutorial, vamos utilizar esse pedaço novamente.

Passo 4

Na peça que você cortou, será necessário desfazer a costura que formava o cavalo da calça. A dica é desfazer a costura uns 2 cm abaixo do zíper.

Passo 5

Você deverá transpassar o gancho da frente e depois feche com a ajuda de um alfinete.

Passo 6

Em seguida, é necessário transpassar o gancho de trás também. Observe que um triângulo será formado bem abaixo do transpasse feito na frente.

Cortando Calça Jeans

Cortando Calça Jeans

Passo 7

Pegue parte do tecido que ficou guardado da parte da calça que foi cortada. Desfaça a costura dessa parte cortada e em seguida, coloque embaixo do triângulo que se formou na saia.

Dica: Essa parte cortada das pernas da calça somente será útil se a saia em questão for curta. No caso de uma saia longa, será necessário utilizar um outro tipo de tecido.

Passo 8

Use o giz para desenhar sobre o triângulo formado na saia. É importante acrescentar mais 2 cm nas laterais para poder utilizar na costura. Na sequência, use a tesoura para cortar.

Passo 9

Nesse passo será necessário utilizar a máquina de costura para dar um acabamento na parte lateral do tecido. Quem tem uma máquina de costura doméstica deve usar o ziguezague e na industrial, use o overloque.

Passo 10

Use os alfinetes para prender os triângulos da frente e os de trás da saia. Nesse momento é interessante que a pessoa para quem está sendo feita a peça experimente para definir como ficará a peça antes de fazer o processo de descostura.

Passo 11

Nesse passo você irá costurar os triângulos na saia. Para isso, utilize a máquina de costura reta. Quanto a barra você tem duas opções: A primeira delas é deixar sem costura da forma natural como ficou, ou então fazer uma barra paralela de 2 cm.

Dica: A barra é uma boa opção para evitar que a saia desfie enquanto é lavada na máquina.

Passo 12

O mais divertido de todos, pois consiste em montar diversos looks com a sua calça jeans transformada em saia.

Dicas de Variação

Se você deseja ter um resultado diferente desse do tutorial, pode seguir os mesmos passos. Porém, na hora de costurar os triângulos, pode usar tecidos diferentes do jeans ou mesmo de outras cores. Assim, a sua peça ficará ainda mais original e única.

Além disso, com esse tutorial você pode criar saias de outros comprimentos, basta adequar a parte de costurar os triângulos. Aproveite e use a sua criatividade para criar peças com os seus toques pessoais.

Se desejar pode utilizar enfeites como tachas, spikes e muitos outros adereços para dar uma cara mais interessante para a sua peça. O mais importante é criar uma saia versátil e que combine com as outras peças do seu guarda-roupa.

Ficou com Dúvidas?

Se você ainda ficou com dúvidas de como transformar a sua calça jeans em saia pode acompanhar esse vídeo.

Imagem de Amostra do You Tube

Nesse vídeo acompanhamos um tutorial de como fazer essa transformação, bem simples de fazer em casa. Também é interessante para acompanhar um tutorial diferente e que também resulta em uma linda saia.

Transforme Sempre

A customização é uma forma muito interessante de ter peças únicas em nosso guarda-roupa, mas também se trata de uma forma de economizar dinheiro. Como nem sempre podemos investir nas peças mais legais do momento, é importante ter uma alternativa.

Assim, olhe para cada peça que você não usa mais como uma possibilidade de transformar em algo diferente, inovador e fashion. Use a sua criatividade e o seu bom gosto.

Um comentário

  1. Olà.
    amei as dicas do short e saias de calças… Mto bom

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>