Como Fazer Camiseta Em Estilo Tie-Dye

A moda está no ar! Quem está por dentro deste mundo cheio de maravilhas sabe que os produtos artesanais estão ganhando cada vez mais espaço, desde as camisetas até as roupas de baixo. Uma ideia que está deixando todo mundo super empolgado é o tingimento de camisetas utilizando a técnica tie-dye. Para faze-la da forma correta, muitos artesãos sabem que a tarefa é simples e não requer muito do seu trabalho manual. Mesmo assim, é um método que precisa ser feito com alguns cuidados. Para saber tudo sobre esta técnica, não deixe de ler este artigo aqui no Cultura Mix!

O Que É O Tie-Dye?

A expressão tie-dye veio do inglês e significa ‘amarrar e tingir’. É uma técnica artística muito aplicada na indústria de tecidos. É usada por diversas culturas do mundo, especialmente os povos asiáticos e os africanos, que investem muito neste tipo de artes. Além disso, foi no Japão que surgiram os primeiros vestígios desta técnica, onde a mesma é conhecida como “shibori”. No países, existem produtos em tie-dye que datam de séculos bastante longínquos como VI e VIII.

Camisetas-Tie-Dye

Camisetas-Tie-Dye

O ápice da técnica foi mesmo pelos anos de 1960 e 1970, entre aqueles que aderiram ao movimento hippie, em plena temporada do Woodstock. Por causa disso, a técnica do tie and dye é muito característica deste estilo. Nos Estados Unidos, por exemplo, este método foi popularizado por artistas e cantores como John SebastianJanis JoplinThe Grateful Dead [1] e Joe Cocker.

A Produção

A produção do tie and dye pode variar conforme o tingimento e até mesmo o tipo de técnica. Os desenhos são produzidos através do tingimento e que podem ser diversos dependendo do tipo de amarração, onde a coloração pode pegar ou não, formando lindos mosaicos bem coloridos. Antes de tingir, o tecido é todo preparado, para que o efeito em degradê das cores seja eficaz durante a produção da técnica. Barbantes ou outro tipos de corda podem ser usados na etapa de amarração, de forma que esta seja feita de maneira bem firme para garantir o efeito no próprio tecido. Esta amarração é feita com o objetivo de deixar o tecido, em algumas partes, sem coloração alguma, criando o efeito esperado ao final.

Um Estilo Mais Complexo

Com a popularização da técnica tie and dye, outras modalidades mais complexas foram sendo criadas, a ponto de surgir a famosa Mudmee tie-dye que é um tipo de produção do estilo só que bem mais complexa. É demorada e utiliza um tipo de tingimento mais variado, podendo criar um resultado final muito mais elaborado.

Confira As Dicas

Confira As Dicas

O novo estilo foi criado na Tailândia, nas proximidades da cidade de Laos. Nelas,  são utilizados diversos desenhos e cores, diversificando-se bastante do estilo original que a influenciou. Um diferencial desta técnica é o uso do preto no fundo.

Tie-Dye Com Tintas de Tecido

Para os iniciantes de plantão, antes é preciso prestar muito a atenção no material que irá utilizar para a produção das camisetas em tie-dye. As tintas de tecido podem ser de grande ajuda para quem está apenas começando. Dessa maneira, tudo vai ficar muito mais simples, prático e rápido e é uma boa opção para quem está querendo começar agora!

As tintas de tecido podem ser encontradas em lojas artesanais e os produtos da marca Acrilex são os mais recomendados, seja para iniciantes ou para os mais experientes e que também desejam ir por esta técnica. O produto pode ser diluído para que a sua produção comece ou você pode comprar uma tinta onde este processo já é feito.

Começando a Produzir

Para começar a fazer a sua tpécnica tie and dye nas suas camisetas, primeiro saiba quais são os materiais que você vai ter que preparar antes de começar a sua produção!

  • Uma peça de roupa (pode ser uma camiseta amarela, mas use uma branca de preferência para deixar a sua produção ainda mais visível)
  •  sal grosso
  •  água quente
  •  barbante ou elásticos bem firmes
  • corante para tingir tecido ou as famosas tintas Acrilex
2. Como Fazer
  • Para começar a sua produção, arranje uma camiseta lisa, sem nenhuma estampa e com uma cor clara. O aconselhável é usar branco mesmo por a tinta pega muito mais! Amarre a camiseta com o barbante ou o elástico. Verifique se a sua amarração não vai soltar depois de um tempo. Existem vários tipos de amarração, mas o mais prático é o “em bolinhas”. Confira na foto abaixo!
Como Fazer

Como Fazer

Vale lembrar que esta amarração deve se iniciar pelo centro do produto. A partir dai, é só enrolar bem firme o elástico em volta da camiseta!

  • Esta etapa é para começar o tingimento. Ferva um pouco de água, coloque o sal grosso e deixe misturar bem. Depois é só acrescentar o corante para roupas junto a todos estes ingredientes. Vale lembrar que a água deve estar realmente fervendo!
  • Na parte do tingimento,  você pode deixar várias cores preparadas em diferentes bacias ou baldes com água fervendo, para deixar a sua produção ainda mais colorida. Assim, você vai mergulhando a sua camiseta amarrada nas cores diversas para iniciar a coloração da peça em tie-dye.
  • Ao final do tingimento, você vai precisar enxaguar a roupa e deixar sair um resíduo das tintas usadas. Não se assuste pois teste processo é normal! Depois, basta deixar a sua camiseta secar e não esqueça de torcer bem a peça antes de deixa-la em seu varal. Tome muito cuidado para não se queimar com a água quente. Use um pedaço de pau para retirar a camiseta das bacias de água quente, mas é sempre bom deixar esfriar antes de retirar!

Vídeos

Para ajudar você nesta empreitada tão interessante, não deixe de assistir aos vídeos abaixo! Aproveite para tirar todas as suas dúvidas antes mesmo de iniciar o processo. Sendo assim, o resultado final com certeza vai sair conforme o esperado e você vai poder sair por ai toda trabalhada no estilo hippie dos naos 60!

Posts Relacionados

Veja as nossas dicas de como fazer um jeans tie dye e use e abuse dessa peça cheia de estilo. Aproveite e confira também outras dicas para customizar jeans e dar uma cara nova para roupas antigas. Somente aqui você aprende formas diferentes de customizar o jeans e economizar, pois você tem peças novas gastando pouco.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roupas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *