Como Economizar na Hora de Comprar Roupas

Uma das coisas que nós precisamos comprar são roupas. A roupa é um bem tangível e necessário no dia-a-dia afinal, na nossa sociedade, não estar vestido é considerado atentado ao pudor. A sociedade também prega que devidos locais exigem certas vestimentas. Nesses pontos, a sociedade tem razão. Imagina uma moça de biquíni na igreja?

Por sorte nossa, a sociedade não nos diz nada à respeito de o quanto devemos gastar com as roupas. Quantas peças devemos ter em nossos guarda-roupas ou quais marcas devemos usar. E isso acaba ficando ao seu critério.

Critérios na Hora da Compra

Ao comprar roupas, as pessoas intuitivamente estabelecem critérios. “Vou comprar naquela marca porque as roupas dela me vestem muito bem” ou “Vou comprar daquela marca porque as peças dela são exclusivas”. Vários critérios são avaliados por nós, clientes, na hora de comprar uma roupa. Para as lojas, esses mesmos critérios que nós avaliamos também são avaliados na hora de nos impor um preço.

Modelagem, tendência, localização da loja, o atendimento, a exclusividade da peça (ou sua não exclusividade), o conforto, a marca, a qualidade…

Espera aí… Então quer dizer que se eu quero uma roupa boa, que me vista bem, que seja de qualidade eu preciso pagar caro?

Como é Feito o Preço de uma Roupa

Nem sempre. Quando uma roupa é feita, ela é planejada com semanas, meses, até anos de antecedência. Tudo é pensado para aquela roupa antes dela ir para a arara da loja. É pensado no estilo da pessoa que vai comprar aquela roupa, na ocasião que ela provavelmente irá usar a roupa, se só uma pessoa irá possuir aquela peça, ou se poucas pessoas podem ter aquela peça, ou se muitas pessoas podem ter aquela roupa; pensando em tudo isso é feita a criação de uma peça, e consequentemente de uma coleção.

Em termos de preço, o que mais encarece uma peça de roupa é a exclusividade dela (quantas peças iguais serão reproduzidas) e a marca. Sim, a marca influencia na hora de colocar o preço em uma roupa. Até porque um vestido da Dior não é o mesmo vestido da Osklen.

Mas é Possível Comprar uma Roupa boa e barata?

Onde Comprar Roupas Baratas

Sim. Nem sempre uma roupa barata significa que ela seja de má qualidade. Às vezes (em sua maioria) a roupa é barata porque a pessoa que está vendendo é a mesma pessoa que “criou” e confeccionou a peça.

As pessoas tem um certo receio de comprar roupas nos shoppings populares (a 25 de março de São Paulo, ou o Beco da Poeira, de Fortaleza) por acreditarem que ali não há produto com qualidade, mas para falar a verdade, o material utilizado para a fabricação desses produtos é o mesmo de produtos comprados em shoppings maiores.

A questão é que os produtos desses shoppings populares não são criados, são copiados. Normalmente não tem um certo detalhe ou tem uma modelagem bem parecida, mas não é igual. Muda-se também o material, afinal a malha daqui não é a mesma malha lá de Portugal.

A criação e a confecção das peças são os passos mais caros de todo o ciclo de uma roupa. Se a empresa terceiriza a confecção da peça, acaba saindo mais caro além de a empresa não ter o controle em cima da qualidade da peça.

Então, uma sugestão para comprar roupa barata é comprar diretamente de quem fabrica a peça. Com um pouco de pesquisa você descobre se determinada marca confecciona suas próprias peças ou se terceiriza a confecção. Dessa forma, além de peças mais baratas, você também estará adquirindo peças com um controle de qualidade maior.

Uma dica também é que, se você não se importar em comprar roupas “copiadas”, ou sem etiqueta da marca, você pode procurar o shopping dos fabricantes de sua cidade. A qualidade deles é ótima (muitas vezes é melhor do que os grandes magazines de roupa), mas em sua maioria o design é copiado das grandes marcas e lojas, e as marcas que ali se encontram, geralmente, não são conhecidas nas classes mais elitizadas, quando são conhecidas.

Outra dica é você sempre estar de olho em brechós e bazar. Nem sempre as roupas que ali estão são usadas ou feias. Em bazar e brechós o segredo é procurar pacientemente. Nem sempre você vai encontrar a peça que você procura, mas você sempre pode encontrar algo bacana, que caiba em você e que preencha o seu estilo.

“’Tá’ bom. Eu não me importo em comprar uma roupa que não tenha etiqueta e que não tenha um design criativo, mas que é uma cópia. Mas eu exijo que a peça que eu compre seja de qualidade. Como consigo averiguar isso nesses cantos sugeridos?”

Como Verificar a Qualidade das Peças

Quando vamos comprar uma roupa, sempre nos preocupamos com a qualidade. Quando pagamos caro por uma peça, o mínimo que exigimos da roupa é que ela seja confortável e de qualidade. Mas quando compramos uma roupa em um brechó, por exemplo? Ou quando compramos em uma loja do shopping dos fabricantes? Como podemos avaliar a qualidade dessas peças que nem sempre são confiáveis?

Com o tempo você vai aprendendo com o toque o que é de qualidade ou não. O que vai fazer frio ou calor e outras características que você deseje em uma roupa. Mas para verificar a qualidade você vai ter que provar e observar a peça. Ver se está bem costurada, puxar o tecido para ver se tem boa resistência, ver se está tudo nos conformes com aquela peça.

Comprando Fora de Época

Se você não confia em marcas desconhecidas mas quer comprar mais barato, a sugestão é comprar fora de época. Se estamos no verão, compre peças de inverno (que geralmente estão de promoção no verão) e vice-versa. As promoções nas lojas acontecem para queimar o estoque e entrar a nova coleção, mas nessa queima de estoque deve haver peças que não tenham tendências explicitas e que possam ser agregadas ao seu guarda-roupa.

Agora que você já sabe como manter seu guarda-roupa em dia e sem gastar muito, nada de querer gastar muito dinheiro se você pode ter o mesmo produto economizando dinheiro. Lembre-se que economizar em uma peça pode garantir mais peças em seu guarda-roupa. Agora, vamos às compras!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roupas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *