Colete de Crochê

O crochê é uma técnica artesanal que pode ser usada para criar uma grande variedade de peças e quem pensa que essas peças se restringem a toalhas para casa está bem enganado. Já faz algum tempo que o trabalho manual vem sendo mais valorizado no cenário da moda.

A seguir vamos ensinar você a como fazer um colete de crochê, além da técnica e indicação de materiais vamos dar dicas de como incluir essa peça nos seus looks. Quem sabe você encontra uma excelente fonte de renda extra. Trabalhar com peças de crochê para vender pode ser uma boa maneira de ganhar a vida.

Tutorial de Como Fazer Colete de Crochê

Medidas: Para fazer um colete do tamanho P ou M precisaremos usar 97 centímetros na linha do busto e 46 centímetros de altura. Já para um colete tamanho G ou GG usaremos 135 centímetros na linha do busto e 52 centímetros de altura.

Materiais Necessários

  • 5 a 6 novelos com 40 gramas, nossa sugestão é escolher a cor caqui (telha), mas se quiser pode escolher outra.
  • Agulha para crochê 4.0 mm

Pontos Usados

Ponto Fantasia 1 – As correntinhas devem ser em quantidades que sejam divisíveis por 4 e mais 3 correntes para fazer a virada.

1ª carreirinha – para fazê-la deveremos fazer 3 correntinhas, dar 2 pontos altos na correntinha seguinte sem fechá-la. Feche os 2 pontos altos usando as 3 correntinhas. Faça 3 pontos altos fechados que fiquem juntos, 2 correntinhas e então pule uma correntinha de base. Faça 3 correntinhas para virar e repita desde os 3 pontos altos até 1 correntinha de base.

2ª carreirinha – Para fazer essa carreirinha faça 2 pontos altos na correntinha seguinte, porém, sem fechá-la. Feche os 2 pontos altos usando as 3 correntinhas. Faça 3 pontos altos fechados juntos no intervalo de 2 correntinhas. Faça 3 correntinhas para a virada e repita o procedimento de 3 pontos altos fechados juntos no intervalo de 2 correntinhas. Essas duas carreiras devem ser repetidas sempre.

3, 4, 5 – Pontos altos fechados juntos. Da mesma forma que indicamos acima ∞ a ∞, 3, 4, ou 5 vezes. Na última laç. rem. todos os p. restantes devem estar presentes.

Gráfico do Barrado Fantasia

Dicas

– O modelo foi pensado para ser feito para vários manequins, fique atento que quando existe apenas uma instrução significa que a mesma vale para todos os tamanhos. Você pode tornar a criação da sua peça mais fácil basta marcar as instruções do manequim escolhido na receita de como fazer.

– Depois de ter feito a sua escolha de manequim confira o esquema com as medidas, esse esquema deverá ser usado para a criação da peça toda. Quem puder deve fazer um molde em papel que servirá de base com as medidas do esquema. Assim você terá mais facilidade em visualizar a peça em tamanho real.

– O seu colete será confeccionado numa peça única até a altura das cavas, dessa forma iremos tecer simultaneamente as costas, a frente esquerda e a frente direita. Você pode facilitar a realização do trabalho depois da divisão da peça. Para isso você pode usar um novelo para cada uma das partes.

Medidas, Realização do Trabalho e Acabamento

Como Fazer

Passo 1 – Usando o fio e a agulha de crochê 4.0 mm você deverá fazer 124 (144) correntinhas e comece a tecer no ponto fantasia sempre seguindo o esquema de medidas. Por fim você arrematar.

Passo 2 – Faremos o acabamento da peça, para isso devemos juntar os ombros e contornar as cavas e o corpo de acordo com o gráfico do barrado fantasia.

Como Usar Colete de Crochê nos Seus Looks

Como já dissemos o trabalho artesanal tem sido cada vez mais valorizado na moda e agora usar peças de crochê pode ajudar a dar mais elegância e estilo para o seu visual. Confira dicas de looks que podem ficar bem mais interessantes com o incremento dessa peça.

Colete de Crochê com Jeans

Uma forma bem interessante de trazer o crochê para os seus looks é combiná-lo com o jeans. Como tem pesos diferentes esses dois tipos de peças se complementam bem, você pode criar um look com pegada mais girlie apostando no colete junto com um shorts jeans de cintura alta com camiseta básica ou ir para um estilo mais urbano com calça skynny e salto alto.

Look Girlie

Por falar em estilo girlie o colete de crochê funciona como uma peça-chave para esses looks. A dica é combiná-lo com vestidos com estampa floral e com a saia um pouco mais rodada. Para dar uma modernidade divertida para esse visual você pode usar uma bota de tons terrosos nos pés.

Crochê Colorido

Se você encontrar uma peça de crochê colorido não pode pensar duas vezes antes de levar para casa, pois esse tipo de peça é bastante versátil. Você pode criar um look descontraído e alegre ou mesmo um look mais fashionista. O mais importante é encontrar uma peça que tenha a ver com o seu estilo e que possa ser coordenada com as demais peças que você tem no seu armário. Pense em como pode usar a peça com as roupas que já tem e se tiver pelo menos duas opções de look vale a pena levar.

Usando o Colete a Seu Favor

O colete é uma peça bem legal para quem deseja parecer visualmente mais magra, pois ele cria duas linhas verticais no centro do tronco. Com isso se tem uma impressão de que a pessoa é mais magra. Prefira peças mais longas, pois peças muito curtas podem ‘encurtar’ a silhueta achatando a sua linha de corpo. Experimente antes de comprar para ter certeza de que vestirá bem e que será uma boa aquisição apara os seus looks.

Você pode encontrar lindas opções com barras de franja que além de estarem na moda ajudarão a criar uma silhueta mais alongada. Um colete de crochê pode ser muito versátil no seu closet então vale o investimento ou mesmo o tempo gasto para confeccionar o seu. Além disso, vale lembrar que essas peças tem grande valor agregado por serem feitas a mão podendo se tornar uma ótima fonte de renda extra.

17 comentários

  1. Amei todos os coletes, mas fiquei apaixonada com o preto de flores na frente, onde posso achar a receit desse colete, ou se lguém souber e puder me mandar, ficarei imensamente grata. Bjos

  2. adorei seu blog, suas peças são de muito bom gosto,amo fazer boleros e coletes.Tenho uma variedade de peças em barbante no meu blog, adoraria receber sua visita,Saúde e Sucesso! bjos meu blog: cida-croche.blogspot.com

  3. maria filomena colodetti de souza

    amei o colete roxo com flor na frente gostaria de saber onde acho a receita

  4. adorei o colete roxo com a flor na frente tbm, gostaria de saber aonde encontro a receita. obrigada

  5. Gostaria de ter a receita do colete roxo.Como faço adorei este colete.
    Desde ja obrigada.

  6. quero o grafico do colete 3 por favor,………ele e muito lindo!!!!!!!!!!!!

  7. bomm dia!! amei o colete preto de flores na frete!! como faço para obter o grafico e a receita?pois gostaria de fazer um iguall!! me encantei
    esperoo anciosamente pela resposta
    grata suzana

  8. bom dia!! eu fiquei encantada com o colete preto com flores na frente, peçp por favor para que me mandem o grafico e receita do mesmo,pois amei este colete!!!atenciosamente suzana

  9. Por favor gostei do colete marrom, o nº 3, por favor quem puder envie a receita.Grata

  10. eu amei o colete preto e gostaria muito de ter a receita se puder me mandar eu agradeco na verdade eu gostei do roxo edo rosa desde ja eu agradeco obrigado

  11. Por favor gostei do colete nº 5, por favor quem puder envie a receita.Grata

  12. adorei o colete 3 como faço para pegar a receita

  13. olá boa tarde,adorei todos os trabalhos, mas gostaria muito do gráfico do bolero crochênº3.ficaria muito grata!!
    Parabéns!

  14. gostaria de saber como posso conseguir o modelo 14 lilas amei se nao tiver como comprar gostaria da receita para eu fazer obrigada

  15. gostaria de saber como posso conseguir o modelo 14 lilas amei se nao tiver como comprar gostaria da receita para eu fazer obrigada

  16. Naima Barros da Silva

    Onde encontrar as receitas destes lindos coletes?

  17. Boa tarde !
    onde encontrar receitas para fazer estes lindos coletes?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>