Moda Sustentável em Desfile

A sustentabilidade hoje é tema e motivo de ações nos diferentes setores da economia e da sociedade como um todo. Em Belo Horizonte entre os dias 13 a 19 de setembro aconteceu o Transborda- Festival de Artes Transversais que se desenvolveu em vários pontos da cidade e foi neste contexto que a sustentabilidade ganhou espaço dentro da programação desse festival.

Tendências

Tema é Pauta Recorrente

O tema sustentabilidade assim como na cadeia produtiva da musica também é pauta recorrente no mundo da moda em todos os aspectos como ecológico, econômico ou cultural e dentro dessa concepção foi que o Transborda realizou no dia 19 de setembro na Praça da Estação um desfile de moda sustentável que foi não só produzido como também assinado pela InVoga que é uma empresa incubada no Instituto Europeu de Design (IED) e foi um grande sucesso tendo contado com a presença de um público muito grande que compareceu a Praça da Estação em Belo Horizonte para prestigiar esse evento.

Paris Fashion

A Proposta

De acordo com as empresárias Janaína Monteiro e Babi Dias, a proposta desta coleção era fazer uma apresentação do lado urbano da moda praia dentro de um contexto característico de Belo Horizonte e com isso trazer a tona o conceito de “Movimento Praia da Estação” que já vem acontecendo na cidade desde o ano passado. Com muito humor e critica esta coleção foi capaz de apresentar a nova tendência ao mesmo tempo em que não deixou de mostrar o grande diferencial desta para outras coleções que no caso é o reuso, ou seja, a reciclagem com aproveitamento de artigos já descartados. Com as empresárias da InVoga e modelos da Why Model foi possível esse grande sucesso que foi a moda sustentável em desfile por ocasião desse Festival de Artes que foi um grande evento para a cidade de Belo Horizonte.

Moda Sustentável em Desfile

Como Foram Confeccionadas as Peças

As designers que já tem uma grande experiência neste setor confeccionaram as peças tendo como principal matéria prima o resíduo têxtil do jeans, elas notaram o grande desperdício que há dessa matéria prima uma vez que estes resíduas tem na queima o seu fim e então resolveram trabalhar em cima disso para reutilizarem esse produto.

A Grande Proposta

A coleção trouxe as tendências do verão para Belo Horizonte por meio da moda praia com peças que já é possível encomendar. O sucesso foi grande e todos sentem-se gratificados com isso mas a grande proposta das empresárias é justamente mostrar o quanto existe de desperdício em nosso planeta e como esse mal pode ser minimizado com atitudes empreendedoras como esta. O setor da moda vem dando belos exemplos com desfiles de moda sustentável em diversas ocasiões e espaços, modelo a ser seguido por outros setores da indústria.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *