Marcas Mais Valiosas do Mundo da Moda

Todos os anos são feitas pesquisas para saber como vai a economia as maiores marcas do mundo. No caso do mundo da moda, uma das grifes que está sempre lá no topo e não sabe o significado da palavra crise é a Prada.

https://www.youtube.com/watch?v=z60xGwdl0TU

Se considerarmos o mundo da moda de luxo do mundo, Prada, por exemplo, está na posição 14 das casas de moda mais importantes. Considerando que um terço do luxo do mundo é feito na Itália, a posição da Prada é excelente, disputando com outras lojas do mesmo setor e do mesmo país.

Resultados da Deloite Sobre Global Powers Of Luxury Goods

A Deloitte, uma empresa americana, anualmente faz a “Global Powers of Luxury Goods”, que significa, em português, que eles classificam as maiores empresas do setor de luxo do mundo, as mais valiosas.

O setor da moda neste tipo de pesquisa se destaca e mostra a sua importância, apesar de ser considerado por tantos mal informados, “coisa fútil”. Para se ter uma ideia, países em crise financeira como a Itália, consegue ter as suas empresas de moda entre as primeiras 75 colocações. Dessas, 23 são italianas e que está na melhor posição é a Prada.

A pesquisa realizada pela Deloitte enumera as 100 empresas mais valiosas do planeta.

Quem também realiza uma outra pesquisa sobre o mesmo tema é a sociedade de consultoria Millwar Brown, nela, a Prada, que uamos como exemplo, fica na posição 96. Essa pesquisa considera o quanto a marca é reconhecida e por isso, é mais ou menos importante mundialmente falando. Usando ainda o exemplo da Itália, quando o assunto é ser conhecida, entre as 100 primeira, a única marca italiana que aparece é mesmo a Prada.

A “Ciranda” da Moda e as Uniões

O que vem acontecendo no mercado global da moda é que muitas empresas do setor estão sendo vendidas a grandes grupos, que com isso, passam a ser mais valiosos do que as casas de moda que estão sozinhas.

Para se ter uma ideia, o principal grupo do setor da moda do mundo, fica com o faturado de 55% do total das vendas anuais. Estamos falando do grupo francês Lvmh, que chega a faturar anualmente 21 bilhões de dólares, em seguida, vem a Richemont da Suíça, 12, 4 bilhões de dólares e em terceiro, a americana Estée Lauder, faturando 10,2 bilhões de dólares.

A moda italiana que é considerada uma das mais bem sucedidas do mundo no merado de luxo, tem a Prada na posição 14, seguida de Giorgio Armani na posição 20, em 23 está Only The Brave, em 26 está a Max Mara Fashion Group, seguida de Ermenegildo Zegna, Safilo, Salvatore Ferragamo. Na posição 32 está Tod’s, na 33 Dolce & Gabbana, 38 Loro Piana, seguidos de Moncler, Valentino Fashion Group na posição 45, seguido de Gianni Versace, Brunello Cucinelli e Roberto Cavalli na posição 70.

Todas essas empresas italianas do setor da moda representaram um crescimento de 12,6%, em 2013, para o setor. Todos os números, também quando o assunto é crescimento, apresenta a Prada, como a empresa do setor da moda mais importante da Itália, tendo crescido dentro da média e só perdendo para o grupo francês, que cresceu 19,4%.

Quem Figura Entre as Primeiras Empresas Mais Valiosas do Mundo

Antes de falarmos da lista que fala das marcas mais valiosas do mundo, não só do setor da moda, mas de todos os produtos, vale ressaltar a importância do mercado emergente neste resultado. Os países como o Brasil e China fazem toda diferença nesse consumo maior ou menor de determinada empresa. Se observa uma mudança no modo de consumir e surgem novos compradores para o mercado do luxo que até então, passam bem longe desse tipo de bem.

A lista que veremos a seguir das empresas mais valiosas do mundo foi justamente elaborada por um país que está fazendo o consumo ganhar nova cara, a China. Eles fizeram uma espécie de “oscar do luxo”, e a World Luxury Association é a responsável por essa pesquisa.

Na lista elaborada pelos chineses vários segmentos do mercado de luxo foram incluídos, moda, licores, iates, carros, aeronaves, resorts, cosméticos e marcas de inovação. Veja quais foram as marcas que ocuparam as primeiras posições na pesquisa do mercado de luxo mundial.

No setor da moda: entre as 100 mais valiosas do mundo da moda, estão em importância, na seguinte posição. (não se trata de primeira, o segunda, a posição é outra, aqui você vê um comparativo por importância por setor)

  • Hermes
  • Chanel
  • Louis Vuitton
  • Christian Dior (até aqui todas de origem francesa)
  • Versace
  • Prada
  • Giorgio Armani
  • Ermenegildo Zegna (todas as quatro de origem italiana)

Se os resultados servissem para avaliar qual país é mais influente no setor da moda, acabando com a disputa entre Itália e França, os franceses ficariam com o prêmio.

No setor de joias: as mais poderosas são, na ordem a seguir.

  • Cartier
  • Van Cleef Arpels
  • Boucheron
  • Bvlgari
  • Montblanc
  • Tiffany
  • Mikimoto

Entre as marcas mais valiosas do mundo, aparece uma chinesa entre as 100, a Sun Valley Icewine, voltada para o luxo doméstico e está entre as “marcas de luxo mais inovadoras”.

As empresas de luxo estão de olho no Brasil, nos consumidores brasileiros e segundo a pesquisa realizada pela empresa de consultoria norte-americana Bain e Co, o setor já chegou em 2,5 bilhões de dólares. Ainda de acordo com a mesma empresa de consultoria é um setor em plena expansão no Brasil, a previsão de crescimento para os próximos cinco anos é de 10% a 15%.

A aposta é grande no Brasil, considerando os países em crescimento, que inclui Índia e China, a expectativa no Brasil é 3 vezes maior do que aquela colocada na Índia, como mercado de luxo que crescerá.

No setor da moda dá para perceber o quanto as empresas estão direcionadas no Brasil e apostando nesse novo mercado de consumidores de luxo, só em 2014, várias marcas abriram lojas próprias em território brasileiro.

A cidade do Rio de Janeiro recebeu no ano de 2014 um shopping novo e voltado para o mercado do luxo . Ele foi aberto na Zona Oeste da cidade, local que há uma grande concentração de shoppings e o maior do Rio de Janeiro, porém, com a proposta de abrigar somente grifes de luxo. E assim está sendo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *