Estilo das Personagens de Gossip Girl

Na moda, as peças de roupas e os acessórios são classificados em três tipos: moda, modismo e estilo. Cada um tem uma característica específica e podem ser levados tanto para o dia a dia como para a mídia. Vamos aprender um pouco sobre esses três tipos.

Moda, Modismo e Estilo

  • Moda

Moda é toda aquela tendência que tem um estudo em cima. Surge com muito tempo antes de quando está nas lojas. Passa por todo um processo de lançamento, aceitação, consumo, massificação e desgaste. A moda é o que mais vemos nas lojas e nas passarelas. Podemos vê-la muito forte nas cores, nas estampas e nas modelagens que sempre mudam de uma estação para outra.

  • Modismo

Modismo é uma moda sem todo o processo citado acima (lançamento, aceitação, consumo, massificação e desgaste). É algo que surge, cai no gosto da população rapidamente assim como também sai rapidamente. É uma moda rápida, sem planejamento. Podemos identificar o modismo em acessórios que surgiram em novelas, como as pulseiras da Jade de O Clone ou da Maya de Caminho das Índias ou como os pingentes de utensílios de cozinha ou com uma cruz que surgiram junto com, respectivamente, Nina e Carminha em Avenida Brasil.

  • Estilo

O estilo, segundo muitos autores e estudiosos de moda, é aquela peça que nós podemos usar independente de tendência. É uma peça que podemos usar e não ser consideradas bregas porque ela é atemporal. Ela pode surgir “do nada” como um modismo, ou de um estudo como a moda, mas, como dizia Chanel “o estilo fica”. Podemos exemplificar como estilo a calça jeans, camiseta branca, colar de pérolas, entre outros.

O estilo também é tudo aquilo que ajuda a firmar ou que determina a personalidade de uma pessoa, visualmente falando. Podemos ver esse conceito de estilo em filmes, novelas e em séries televisivas, quando o figurino ou a maquiagem de uma personagem são estudadas para ajudar a firmar a personalidade da mesma. E que tal ver o estilo estudando uma série?

Gossip Girl

Gossip Girl

Gossip Girl

Exibida no Brasil sob o nome de Gossip Girl: A garota do blog, Gossip Girl foi série televisiva produzida nos Estados Unidos. A série é baseada na série literária que tem o mesmo nome e foi escrita por Cecily Von Ziegesar. Seu primeiro episódio foi ao ar em 19 de setembro de 2007 e o último em 17 de dezembro de 2012, totalizando 121 episódios.

A série começa contando que a personagem principal, a It Girl Serena van der Woodsen, representada por Blake Lively, retornou depois de desaparecer misteriosamente, quando tinha ido para um colégio interno. O enredo se dá em conjunto com Blair Waldorf (Leighton Meester), Chuck Bass (Ed Westwick) e Nate Archibald (Chace Crawford), o namorado de Blair. A vida desses quatro muda depois do retorno de Serena. A vida dos quatro amigos é contada na série por um blogueira, a Gossip Girl (ou blogueira fofoqueira). Seu alvo preferido é Serena, o que torna isso um dos motivos para Serena sumir.

Esses são os personagens principais e cada um tem sua característica própria. Serena é uma it girl, Blair é descrita como a grande rainha da série e de melhor amiga de Serena passa a ser sua rival. Chuck é um bad boy, enquanto Nate é considerado um garoto de ouro, sendo o melhor amigo do primeiro e namorado da rival de Serena.

A série é sucesso no mundo inteiro e ganhou principalmente os jovens, influenciando fortemente no estilo dessas pessoas. Com um enredo característico do dia-a-dia dos adolescentes, Gossip Girl traz em cada personagem um estilo. Vamos ver um pouco agora.

Serena Van Der Woodsen

Serena é uma das personagens principais. Melhor amiga de Blair, Serena passou seis meses em um internato sem dar notícias a  ninguém, o que deixa sua melhor amiga muito chateada. Na primeira temporada, o foco é mostrar como Serena deseja mudar de garota das bebedeiras para uma boa garota. Serena também é a rainha da escola.

Diante dessas informações podemos ver que Serena tem uma personalidade leve e doce. Loira, alta e muito bonita, Serena era muito festeira e até problemática. Depois de seu sumiço, volta responsável e consciente. Está sempre atualizada quanto à moda (ela é um it girl). Sempre sorridente e simpática, Serena sempre consegue o que quer, e muito facilmente. Membro da sociedade rica de Nova Iorque, não podemos imaginar para Serena um estilo diferente de uma garota tipo “patricinha”.

Blair Waldorf

Melhor amiga de Serena, namorada de Nate, Blair também é conhecida como Queen B.. Blair tem uma altura mediana, cabelos castanhos e é linda tanto quanto Serena. Arrogante e muitas vezes egocêntrica, Blair veste as melhores roupas possíveis. Incrivelmente inteligente e muito determinada, Blair consegue tudo o que quer, nem que tenha que passar por cima de alguém. Perfeccionista, não mede esforços e insiste em se achar superior.

Com essa personalidade forte, Blair é considerada a grande vilã da série, mas não é a Gossip Girl. Cores escuras estão presentes em seu guarda-roupa. Roupas sexy, decotes e alcinhas, tudo o que possa mostrar o poder de mulher que Blair tem. Mesmo sendo a vilã, Blair é romântica, leal e sensível.

Podemos reconhecer um pouco do estilo de Blair em personagens inspiradores para sua criação: Audrey Hepburn (do filme Bonequinha de Luxo, filme preferido de Blair), Jacqueline Kennedy, Hillary Clinton e Grace Kelly. Todas mulheres poderosas.

Nate Archibald

Rico, bonito, jogador de lacrosse, popular. Nate é considerado o bom moço da escola onde estuda. Sua mãe é uma socialite e seu pai é ex-capitão da Marinha. Melhor amigo de Chuck e namorado de Blair, traiu a namorada com a sua melhor amiga, Serena, por quem é apaixonado. Mesmo sendo o bom moço da série, Nate é confuso e não sabe o que quer exatamente para si.

O que podemos esperar de um rapaz rico e popular? Roupas impecáveis, corpo atlético, e o estilo mauricinho que tanto vemos na alta sociedade.

Chuck Bass

Órfão de mãe e filho único, o pai de Chuck não lhe dá a mínima atenção. Por conta disso, Chuck não demonstra muito seus sentimentos, o que lhe atrapalha quando ele se descobre apaixonado por Blair. Boêmio e mulherengo, marcou-se na série com sua frase: “Eu sou Chuck Bass”. Torna-se dono das Indústrias Bass depois da suposta morte de seu pai, tornando-se também o jovem mais rico de Nova Iorque.

Jovem, rico, bonito e bad boy. Ele é considerado o vilão da série, em conjunto com sua amada, Blair. Assim como Blair, Chuck usa cores sóbrias. Usa golas V um pouco decotadas, o que o fazem um homem mais atraente mesmo com seu lado sombrio.

Como vimos, as características de um personagem podem e devem influenciar diretamente em seu figurino. E vice-versa. É contraditório colocar roupas claras e “puras” para uma personagem cheia de malícia como Blair, assim como não podemos colocar um visual de bad boy em Nate. Pela série passar coisas comuns no dia-a-dia dos adolescentes, como briga entre amigos ou com os pais, a série foi e continua sendo um sucesso, tanto que ganhou um feriado de Dia de Gossip Girl, que é comemorado em 26 de janeiro em Nova Iorque.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *