Dasdoida

A famosa e milionária boutique Daslu serviu de inspiração para a criação da grife de moda “Dasdoida”, um projeto social que vem trabalhando com a criação e confecção de roupas, Moda e Natureza. O nome da grife “Dasdoida” pode não ser politicamente correto, no entanto o projeto desenvolvido pelo Centro de Atenção Psicossocial Itapeva na cidade de São Paulo vem fazendo tanto sucesso que seus modelitos foram parar em desfile de modas na novela da TV Globo “Caminho das Índias”. A ideia do projeto aconteceu há dois anos quando as profissionais que trabalham no centro organizavam junto com os pacientes a “Parada do orgulho louco” em uma manifestação pela luta contra os manicômios no Brasil, buscando mostrar para a comunidade que as pessoas portadoras de transtornos mentais também podem ter uma vida normal.

Para o manifesto deste ano o grupo contou com recursos financeiros e assim usaram o dinheiro para fazer fantasias femininas e masculinas, que foram criados e confeccionados pelos próprios pacientes, e assim as terapeutas puderam perceber que assim como a música, a dança e as outras formas de arte A Moda Hoje também pode ser uma excelente atividade terapêutica e especialmente de inserção social. Nas oficinas de Moda e Estilo os pacientes desenham croquis, costuram, criam estampas e desfilam suas próprias coleções. A equipe da grife Dasdoida é muita criativa, e fazem parte pacientes com transtornos mentais severos e persistentes, doenças psicóticas e bipolares. Todos são beneficiados com o processo de criação. A grife Dasdoida foi mais longe e criou dois personagens que enfeitam suas peças, a “pisgótica” e  Nise, uma gatinha.

As peças da grife são únicas e são vendidas em uma feira de Moda e Consumo em São Paulo. Algumas pacientes desenham croquis das roupas, outras costuram, outras somente desfilam as roupas, mas na realidade todas as pessoas envolvidas no projeto, sejam pacientes, médicos psiquiatras, terapeutas ou voluntários se orgulham do que estão fazendo, o prazer de criar é capaz e transformar tudo a sua volta, a exemplo disso temos o depoimento de uma paciente que diz que quando está na passarela se sente uma pessoa normal e esquece que tem problemas. Roupas bonitas outras mais extravagantes, acessórios e bolsas, tudo é criado por eles, que neste processo recuperam sua auto-estima e dão um passo importante para uma qualidade de vida melhor.

A Moda dos Famosos sempre pega e vira sucesso, e o projeto vem fazendo tanto sucesso que foi parar na novela das 8 da TV Globo, Caminho das Índias, que também aborda a questão dos portadores de transtornos mentais, e o desfile de Moda da grife Dadoidas foi ao ar em pleno horário nobre da TV Globo, e fez vibrar todos aqueles que lutam contra os manicômios no nosso país. Parabéns a autora Glória Peres, reconhecida pelo seu talento e pelo seu interesse pela causas sociais que sempre integram a trama de suas novelas. As tendências da novela vão desde A Moda Indiana até as desconhecidas modas locais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *