Como Limpar uma Jaqueta de Couro

O frio está presente já há bastante e tempo e nada de cessar e chega uma hora que precisamos lavar os agasalhos, pois o uso diário acaba por sujar as roupas. Além do mais, antes mesmo de começar o frio, é necessário limpar os agasalhos que estão guardados desde o último inverno, o que acaba deixando a roupa com um cheiro um tanto desagradável. Geralmente nós optamos por não lavar as peças de couro, pois esta prática acaba por danificar esse material. Por isso, se você tem uma jaqueta ou casado de couro, seguem algumas dicas que vão te ajudar a limpar sem estragar o material.

Limpando a Jaqueta de Couro

Se a sua jaqueta estava guardada e ficou com aquele cheirinho desagradável, típico das roupas que ficam guardadas por muito tempo, geralmente cheiro de mofo e muitas até de naftalina, é hora de remover este cheiro da sua roupa. Separe todas as peças de couro que você tem e faça o procedimento de uma única vez, até mesmo para pouco tempo e trabalhos futuros. Então, o primeiro a fazer é deixar a jaqueta, do lado do avesso, exposta ao sol e em lugar ventilado. Deixe a jaqueta pegar todo o sol do dia, tirando ao escurecer. Ponha a jaqueta do lado certo e passe um pano úmido com vinagre e outro pano úmido só com água para retirar o vinagre e depois um terceiro pano apenas seco, para retirar a umidade. Deixe arejando no varal, mas não no sereno, de preferência em um local coberto. No outro dia, recoloque a jaqueta de couro para tomar o sol do dia, mas lembrando-se sempre de deixá-la do lado avesso, pois o sol pode danificar o couro e com o cuidado de retirá-la no final do dia, para não tomar o sereno da noite. Desta forma, o calor e o vento serão responsáveis por tirar o odor de mofo. Uma dica muito importante para armazenas as peças de couro é usar embalagens de TNT ou algodão, jamais de plástico, pois quando guardamos em embalagens ou sacos plásticos e o tempo esquenta e o plástico sua. Depois, com a queda da temperatura, as gotículas de água caem sobre as roupas e acabam mofando, já que, geralmente, as roupas estão armazenadas em locais escuros, fechados e sem ventilação. Se você usa o TNT ou o algodão, não correrá o risco de a embalagem transpirar e mofar as peças.

Limpando a Jaqueta de Couro

Limpando a Jaqueta de Couro

Hidratando a Jaqueta de Couro

Com o decorrer do tempo, é natural que o couro esteja com a aparência desgastada, desidratada e até feia, principalmente se ela pegou algum mofo. Desta forma, após a limpeza da sua jaqueta, você também poderá hidratar o couro, mantendo-a com a aparência nova e bonita. O ideal é que seja usado um hidratante específico para couro, entretanto, há versões caseiras e econômicas para se hidratar o couro, deixando-o tão bonito e vistoso como quando usamos produtos específicos. Veja:

Hidratando a Jaqueta de Couro

Hidratando a Jaqueta de Couro

Hidratando o Couro

Material Necessário:

  • Óleo de Amêndoas ou Vaselina Líquida;
  • 2 Panos Secos e Limpos.

Modo de Fazer:

Umedeça um pano com óleo de amêndoas ou vaselina e aplique tem toda a peça de couro (somente do lado do couro, jamais na parte de tecido) e deixe agindo por aproximadamente 30 minutos. Passado esse tempo, passe o outro pano limpo e sexo para retirar o excesso do óleo de amêndoas ou vaselina, de modo que retire todo o excesso, mas com cuidado, sem esfregar muito o pano sobre a peça. É simples, fácil, rápido e a sua peça de couro vai ficar como nova.

Limpando o Couro Branco

Se a jaqueta de couro for branca, a limpeza deverá ser feita com chumaços de algodão umedecidos em acetona. Em seguida, passe um pano úmido para retirar o excesso de acetona e deixe, do lado do avesso, no sol por aproximadamente duas horas. Você também poderá hidratar o couro, do mesmo modo que indicamos acima.

Limpando o Couro Branco

Limpando o Couro Branco

Limpando o Couro de Jacaré ou Cobra

Se o couro da jaqueta for de estampa de jacaré ou cobra, a limpeza mais deverá ser feita com acetona. Utilize o mesmo método de limpeza do couro tradicional e para hidratar, além do óleo de amêndoas e vaselina, poderá também usar óleo de abacate ou de uva. Sugerimos algumas ideias caseiras e econômicas para a devida limpeza da sua jaqueta de couro, entretanto, existem produtos específicos para a limpeza do couro. Produtos Específicos Para Limpar Couro

  • Autoshine Limpa Couro

Descrição do produto: Este produto age protegendo contra o sol, hidratando, limpando e proporcionando brilho à sua jaqueta de couro. Além da jaqueta de couro, este produto é bem recomendado para outros utensílios do mesmo material, como sandálias, sapatos, bolsas, etc.

  • Lexol

Descrição do produto: O Lexol é um produto importado, sendo, por esta razão, um dos mais caros do mercado. Entretanto é considerado um dos melhores e mais versáteis produtos para limpeza de couro do mercado, pois poderá ser usado na limpeza do couro branco, preto, marrom, de jacaré e todos os outros tipos de couro.

  • Limpa Couro 3m.

Descrição do produto: O produto da 3m é também muito eficaz na limpeza do couro, o que proporciona também muita hidratação, pois contém em sua fórmula silicone. Ele age restaurando e protegendo a sua jaqueta de couro, além de trazer uma aparência bastante original à peça. Assim como os outros produtos específicos para couro, além da jaqueta, também poderá ser usado em outras peças de couro, como calçados, bolsas e até mesmo o banco do carro.

Dica: Uma dica importante que vale ressaltar aqui é sobre o estado da jaqueta, pois se ela estiver muito danificada ou muito mofada, embolorada, o ideal a fazer é encaminhá-la a uma lavanderia. A lavanderia, além de usar técnicas específicas, tem produtos, técnicas e métodos que nós não dispomos em casa, além de um maquinário específico. Se a jaqueta apresenta uma boa qualidade e não estiver muito danificada você pode sim limpá-la em casa, todavia, se o seu estado for muito grave, não arrisque fazer em casa. Você precisa de uma boa dose de paciência para limpar a sua jaqueta, pois os detalhes exigem muita atenção e tempo, então, se não dispõe desse tempo ou paciência, lavanderia é mais indicada para o seu caso!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *