Camiseta Desafiando a Moda

Desde que apareceu no cenário mundial, a camiseta é uma peça sempre presente e que sobrevive a todas as modas, enquanto tudo se transforma, ela permanece intacta, desafiando A Moda Hoje. Alguns designes e jovens que estudam os fenômenos da Moda resolveram estudar a camiseta, investigar sua história e procurar entender como ela se mantém inalterada em um mundo em que a regra é a mudança. Na busca por resposta a perguntas que não tem respostas, chegaram a algumas considerações interessantes, identificando características da camiseta, entre elas e que a camiseta tem a capacidade de se transformar num veículo de comunicação de massa, com potencial pacifico ou contestador, possibilitando ao usuário que esteja dentro do seu tempo.

Os estudantes também chegaram a uma conclusão muito interessante, segundo eles a camiseta ao longo do tempo e da história ela passou a ter significados que a tornaram um símbolo visível da mudança, mesmo que ela permaneça imutável, ela é reinventada através dos discursos sobre sua mensagem. Abandonando as filosofias sobre como a camiseta é reinventada sem ser modificada, percebemos nessa peça do nosso vestuário de cada dia, um ícone que traduz a praticidade e o conforto, que se adapta ao longo do tempo as diversas mudanças socioculturais, apesar e se manter imutável. Hoje a camiseta é essencial a nossa sociedade, talvez nenhuma outra peça de roupa seja tão fundamental como ela.

Ela tem um poder incrível de estar em todos os lugares, de transformar-se, de ser simples, chique, sexy, despojada, feminino, masculino, porta-voz de diferentes idéias, a camiseta é o que deve ser, universal, sem preconceitos, usada em todas as épocas e estações, que hora se esconde, hora se mostra… A camiseta é uma simples peça de roupa que é capaz de desafiar os mais criativos designes de Moda e Estilo e permanecer intacta, altiva. A camiseta, não foi criada num ímpeto revolucionário como pode parecer, ou num arroubo de juventude, ela simplesmente evoluiu da roupa de baixo dos homens no século passado para roupa de todos nós na década de 60 quando os jovens aderiram a camiseta.

Ela se estabeleceu, e o que poderia ser um modismo, uma Moda ou Natureza como outra qualquer permanece desafiando o tempo. No mundo contemporâneo as camisetas não são mais contestadas, apenas aceitas como inevitáveis. Elas estiveram e estão presentes em todas as manifestações da sociedade, na música, na literatura, no cinema, na política, no mercado e na moda – apesar da moda, pois ela não tem tempo. Diferentemente de outras peças de roupa que vão e vem no mundo da moda, a camiseta permanece inalterada, não navega nas oscilações das tendências da moda e assim permanece fiel ao seu princípio. As camisetas tem peculiaridades que os estudos não revelaram, servem as mais diferentes causas,  ela é democrática, veste a todos indistintamente, sem cor, idade, sexo ou preferência política, veste quem gosta de Moda e Consumo e quem não se importa….a camiseta não tem preconceitos, talvez seja esse o seu grande trunfo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roupas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *