Como Bordar Vestidos de Festa

Um belo vestido de festa é um verdadeiro curinga no closet de uma mulher, pois é importante ter uma bela peça para desfilar em eventos sociais. Uma das tendências desse tipo de peça que em aparecido com frequência é o bordado em vestidos de festa. O bordado pode ser feito com pedrarias o que ajuda a deixar a peça mais ornamentada e rica.

Os bordados podem ser localizados em diferentes partes do vestido, pode ser no busto, barra ou cintura. O mais interessante dessa tendência é que você pode bordar em casa com muita facilidade os seus próprios vestidos. Quem gostar dessa ideia pode até mesmo começar a bordar vestidos como um serviço que oferece renda extra.

Tutorial de Como Bordar Vestido de Festa

Materiais Necessários

  • Modelo de desenho para bordar
  • Pedrarias diversas
  • Giz
  • Agulha fina
  • Lápis e borracha
  • Linha de costura na cor do tecido
  • Papel carbono
  • Tesoura

Como Fazer

Passo 1

Para começar o seu trabalho de bordado no seu vestido de festa é importante selecionar todo o material necessário, deixe todos os itens acessíveis. Escolha o desenho de bordado de sua preferência e imprima o mesmo. Defina em que parte do vestido você irá fazer o bordado, com base nesse desenho escolha as pedras que serão utilizadas no trabalho.

Dentre as pedras mais usadas nesse tipo de bordado estão o canutilho e as miçangas. Porém, tem uma grande variedade de tipos de pedras que você pode usar como cristais swarovski que estão bem em alta. A escolha do tipo de pedra e local depende do desenho e também de como você quer que esse desenho apareça na peça.

Por exemplo, um vestido de festa com bordado de pedras na área do busto ajuda a dar mais volume para essa parte do corpo, se você tem pouco volume pode ser um grande aliado. Porém, quem já tem seios volumosos deve evitar para que não fique com um efeito negativo. Já quem tem quadris largos deve fugir de bordados nessa região.

Passo 2

Para fazer o bordado propriamente dito você deverá colocar o molde sobre o tecido e com o auxílio de carbono e lápis você deverá passar o desenho para o seu vestido. Quem tiver dificuldade em utilizar esse traço como guia para bordar pode reforçá-lo com o giz, ele marca melhor o tecido. Lembre-se que é essencial estar com o desenho bem marcado na peça em especial quando se tem um fundo escuro.

A linha deverá ser dobrada de maneira que se faça um ponto duplo, dê um nó na ponta que deve ficar bem firme. Em seguida passe a agulha e comece a fazer o bordado pela base até chegar a parte de cima. A pedra deve ser encaixada na agulha de forma que você possa voltar para o avesso do tecido, a linha nunca pode ficar aparente no ponto em que foi feito o alinhavo.

Passo 3

Continue o trabalho de bordado colocando as demais pedras que devem formar o desenho que você escolheu de molde. Quando terminar de criar o desenho com as pedras você deverá arrematar pelo avesso dando um nó que esteja bem firme, isso garante que o seu bordado não se desmanche.

Coloque uma pedra de cada vez de maneira que a distância seja equivalente entre elas, sempre se deve seguir o risco do desenho para que se chegue a um resultado satisfatório. Lembramos que quem vai usar lantejoula para o bordado terá mais dificuldade de costurar, costure-as sempre do lado côncavo para que o convexo fique na frente.

Vá colocando as pedras ou lantejoulas até que o bordado chegue ao fim, em vestidos de formatura em geral se utilizam bordados com pedras grandes e raramente se trabalha com desenhos. Sendo assim esse tipo de vestido é relativamente mais fácil de bordar e exige menos da bordadeira, pode ser uma boa dica de segmento para o seu negócio de renda extra.

Tutorial de Como Bordar Vestidos de Festa com Pedras (Mais Dicas)

Materiais Necessários

  • Canutilhos, miçangas, pedrarias (na hora de escolher procure o que mais combina com o estilo e cor do vestido, além de pensar que tipo de pedra vai formar melhor o desenho que você quer)
  • Linha de costura na cor do vestido
  • Agulha de costura (deve ser fina o bastante para que seja possível passar no meio dos canutilhos, miçangas e afins)
  • Giz ou lápis borracha
  • Papel carbono
  • Estampa ou um desenho, que será bordado (você pode encontrar vários modelos na internet)

Como Fazer

Passo 1

A primeira coisa a fazer é determinar o que você vai bordar no seu vestido, quem ainda não tem experiência com esse tipo de bordado deve começar com os desenhos mais simples e somente depois ir aumentando a dificuldade. Desenhos mais fáceis são aqueles que têm linhas retas e flores. Com o passar do tempo você irá adquirindo prática e poderá diversificar mais.

Passo 2

Com a escolha feita você deverá imprimir o seu desenho já no tamanho em que pretende fazer o bordado. Coloque ele sobre o vestido no local do bordado e usando papel carbono ou giz transfira-o para o tecido. Lembramos que os bordados podem ser feitos em todas as partes do seu vestido como a barra, busto, laterais enfim onde você quiser. Escolha o local do bordado pensando em que parte do corpo você deseja destacar mais.

Passo 3

Em seguida ao desenho ter sido passado no tecido você deverá passar a linha, amarre dando um nó. Lembramos que é indicado que a linha seja passada dupla para que fique mais segura. Aproveite então para colocar a primeira pedra ou conta, o ponto de alinhavo usado deve dar um nó que fique na parte avessa do tecido, é essencial que seja um nó firme. Os pontos usados devem ser pequenos para que não se tornem evidentes.

Passo 4

A colocação da segunda conta deve ser feita de forma a ficar eqüidistante da primeira, isso ajuda a criar um visual mais harmônico para o seu bordado. Lembre-se de começar sempre da parte da base para a parte de cima. O tecido deve ser mantido sempre bem esticado para evitar que as pedras acabem ficando amontoadas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Festas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • onde posso comprar essa agulha e quanto custa?

    eliane 27 de janeiro de 2015 9:20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *