Como Seguir Carreira No Mundo da Moda

Neste post iremos esclarecer algumas dúvidas de meninos e meninas, que carregam consigo o sonho de seguir a carreira no mundo da moda, mas não têm nem noção de nada e mal sabem por onde começar, onde trabalhar, enfim, o que fazer. Como a maioria grande maioria deles possui uma visão totalmente distorcida do que é verdadeiramente um curso de moda, pois acham que é um local somente de alegria e glamour, tencionamos mostrar que na prática isso não se aplica, já que a realidade é bem diferente, assim como nas demais profissões.

http://www.youtube.com/watch?v=qTd0D_Q7k58

Passos que Devem ser Seguidos Antes de Partir Para o Curso de Moda

Você tem toda a certeza de que é isso mesmo que quer? Como já mencionamos, pode ser que o curso não corresponda exatamente com aquilo que se pensa que é. Por isso, pensar bem na escolha é primordial, já que abandonar o barco no meio do caminho pode ser complicado, além de ser uma grande perda de tempo.

A melhor decisão a se tomar nessa hora é respirar, pensar muito bem no que você sonhou para a sua vida, quais as expectativas que você tem e procurar observar, perguntar e assim ver se seus pensamentos estão certos, ou se você está tomando uma decisão apenas levado pela emoção e vontade do momento. Se você, por acaso, conhece alguém que já se formou no mesmo curso ou ainda está na faculdade, converse bem com esta pessoa, pergunte tudo o que tem vontade e tire todas as suas dúvidas.

Antes de qualquer coisa, conheça a Universidade onde você pretende estudar, assim como os laboratórios, pois neles você passará grande parte do tempo. Isso lhe ajudará muito a tomar a decisão.

Outro ponto importante é, antes de qualquer coisa, fazer um teste vocacional com um profissional especializado, já que, por exemplo, alguém que odeia desenhar, que não suporta trabalhos manuais, com certeza terá enormes dificuldades para ser estilista, ou modista, por isso, avalie suas habilidades e possibilidades.

Onde Estudar

Há diversos cursos de Moda espalhados por todo o país, inclusive, um deles em Goiânia, além disso, o curso de Design de Moda está ainda disponível em universidades como UFG, UEG e também se pode obter outras informações sobre locais através de pesquisas em sites da internet. O SENAI oferece ainda o curso de Técnico do Vestuário, que por ser mais curto e mais barato pode ser uma saída para quem não sabe bem o que quer ou ainda para quem quer ganhar logo uma oportunidade no mercado.

Dependendo da área que você pretende atuar, muitas vezes vale bem mais um curso técnico do que uma faculdade. Sem mencionar que podemos observar aquela diferença que há, onde num curso técnico a prática oferecida é bem maior do que na faculdade que tem muito mais a teoria.

Além do que foi mencionado você deve avaliar os prós e os contras de cada um, especialmente os elementos que envolvem o tempo total do curso, seu preço, a distância de sua casa, o custo com deslocamento e tudo o mais.

Moda é um Curso Caro

Assim como muitos outros, não é um curso muito barato, especialmente pela necessidade de uso de diversos tipos de materiais, como lápis e papel próprios para o caso, e ainda tecido, livros, réguas, tintas e outros. Mas não se deve levar isso como um gasto e sim como um investimento necessário. Claro que o conjunto Universidade particular, materiais, transporte fica bem pesado, por isso, estude muito para conseguir passar em uma Universidade Pública, ou conte com a ajuda do ENEM.

Somente o Curso é Suficiente Para Conseguir uma Vaga no Mercado de Trabalho

Verdadeiramente, apenas um curso ou um diploma pregado à parede não é garantia de conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Por isso, todos os cursos de aprimoramento e ainda estágios são essenciais para se conseguir uma boa colocação, além de boa vontade, dedicação e não desistir.

Há alguns cursos que fazem toda a diferença para os estudantes de moda, como: Photoshop, Corel Draw, e ainda, caso você ache que a faculdade em si não dá boa base para modelagem, faça também um curso de modelista. Agora, se tiver dificuldades com o desenho faça um curso para lhe ajudar.

Saiba que um bom profissional é aquele que está bem preparado para as necessidades do mercado, e já que o mercado de moda está em constante mudança e crescimento, nada melhor do que está por dentro disso tudo.

Onde se Trabalha

Você deve definir em qual área tenciona atuar, por isso, é importante saber um pouco de cada uma, entretanto, é prudente se especializar em apenas uma. E por falar em trabalho, vamos começar por todos os estágios, que além de serem totalmente obrigatórios, poderão lhe ajudar muito no futuro. Então, se você gosta de desenvolver coleções de moda, procure conseguir um estágio em uma empresa que produza coleções, ou seja, numa confecção. Se gostar essencialmente de produções de moda, consiga um estágio em uma semana de moda e em desfiles, e até com fotógrafos de moda.

Mas tudo o que vai procurar de estágios o que irá abrir as portas será sua faculdade, por isso, busque uma que tenha nome no mercado, isso lhe ajudará muito, sem esquecer-se de aproveitar ao máximo que puder todos os seus professores. Eles têm boa bagagem e podem compartilhar isso com você.

Estilista Trabalhando

Estilista Trabalhando

É Importante ter uma Boa Rede de Contatos

Contatos profissionais são essenciais, por isso, nunca se desfaça de um que tenha conhecido, especialmente em eventos, festas e até aqueles da faculdade, já que eles podem conhecer outros e assim você acabará chegando até quem quer de fato conhecer ou contratar.

A internet é uma excelente saída nessas horas, por isso, crie um blog, aproxime-se a todo o custo do mundo da moda, lembre-se, ele será seu mundo também.

Rede de Contatos Forte

Rede de Contatos Forte

Fuja da Bajulação e do Estrelismo

Se você estiver se saindo bem na faculdade e conseguiu uma vaga nas trilhas da moda, lembre-se de que não chegou até lá sozinho, por isso, privilegie as pessoas de confiança e não deixe que o glamour de tire do chão e acabe de desviando de seu verdadeiro foco. Sucesso é muito bom, mas nada melhor do que conseguir isso sem maltratar ou pisar em ninguém.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Estilistas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *